22 junho 2018 Tire suas dúvidas e saiba para que serve o Certificado Digital
O Certificado Digital faz cada vez mais parte da vida dos empreendedores. Em Florianópolis, desde o início de 2018, a emissão de Nota Fiscal Eletrônica só é possível se a empresa possuir a certificação. Ainda assim, há quem tenha dúvidas e nem sabe ao certo para que serve a certificação.
Mas será que seu negócio precisa de um Certificado Digital?
Desde janeiro de 2017 empresas com mais de três funcionários são obrigadas a ter o Certificado Digital para o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias para o governo e órgãos públicos como a Junta Comercial. A certificação funciona como uma assinatura eletrônica ou identidade virtual e traz mais agilidade e segurança nas operações em ambiente digital como troca de e-mails criptografadas, pagamento de contas e autenticação de documentos, reduzindo custos, burocracia e tempo também.
Além disso, o Certificado Digital serve tanto para o cumprimento de obrigações legais quanto para não perder oportunidades. Veja os exemplos:
– Emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e)
Como citado acima, sem a certificação não é mais possível gerar nota fiscal em Florianópolis, por exemplo. E nos dias de hoje não dá para abrir mão dessa praticidade de resolver a nota pela internet em vez de recorrer ao bloco de papel.
– Reconhecimento de firma
Exemplo de como se ganha tempo com o Certificado Digital. A empresa não precisa deslocar alguém para ir até um cartório fazer o reconhecimento de firma em documentos. A autenticidade é feito por meio digital pela assinatura eletrônica gerada pela certificação.
– Transações bancárias seguras
O Certificado Digital é um apoio importante para aquele empreendedor que ainda tem alguma desconfiança em fazer transações bancárias pela internet. A certificação gera maior segurança e dá maior credibilidade às transações de um modo em geral, especialmente no internet banking.
– Acesso ao ComprasNET
A empresa que vislumbra fazer negócios com o Governo Federal, vender produtos e serviços por meio de licitações e contratações pela Administração Pública Federal direta, não avança nesta ideia se não tiver o Certificado Digital. Sem um certificado do tipo e-CNPJ ou e-CPF, a empresa não consegue acessar o Comprasnet que é o portal de compras do governo.
– Relação com a Receita Federal e outros órgãos
Com o Certificado Digital, o empreendedor também tem acesso a serviços vinculados à Receita Federal como o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). O acesso a esta área é permitida somente para quem possui a certificação.
Também para o envio de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias é necessário o Certificado Digital para acessar o GFIP e o e-Social. Da mesma forma, também é obrigatório, no caso da empresa optante do Simples Nacional, para o envio da DIPJ (Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica), referente ao Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).
Fale com a HZ para emitir seu Certificado Digital
A HZ Escritório Virtual é uma empresa credenciada pela certificadora Soluti, uma das mais respeitadas no mercado brasileiro, para a emissão do Certificado Digital. A compra é feita de forma muito prática. Basta entrar em contato com a equipe da HZ e agenda o encontro para adquirir a certificação. Em pouco tempo é possível adquirir e começar a utilizar o Certificado Digital, tirando proveito de todos os benefícios desta funcionalidade.
Faça o download do nosso Guia Rápido ou, se preferir, entre em contato com a HZ para tirar suas dúvidas e saber mais sobre a emissão do Certificado Digital e como se aplica ao seu negócio.
Nenhum comentário