23 outubro 2016 Nem toda boa ideia dá um bom negócio
Que o mundo é cheio de boas ideias, todo mundo sabe. Aliás, se pudéssemos contabilizar a quantidade de ideias brilhantes que brotam na cabeça das pessoas em todo o planeta a cada minuto, ficaríamos surpresos. Nos surpreenderíamos também com o número de ideias parecidas, ou mesmo idênticas que são concebidas num mesmo período por pessoas que nunca se viram antes, mesmo separadas por oceanos e continentes.
Lembra-se de Gutenberg? Pois é, o alemão ficou conhecido pela invenção da imprensa móvel, por volta de 1439. Mas no mesmo período, vários outros inventores da Europa que não se conheciam, tinham criado suas próprias versões da prensa móvel. O fato é que Gutenberg conseguiu concretizar essa ideia com mais eficiência, e portanto, entrou para a história.
Uma ideia de negócio não é diferente, a dificuldade está justamente em saber medir o valor dessa ideia, ou seja, o seu potencial de mercado. Afinal, quando se trata de investir, planejar e arregaçar as mangas, é preciso saber antes se a ideia tem chance de dar certo, e quais chances são essas para poder administrar os riscos.
E para que suas ideias não terminem num guardanapo de papel ou numa conversa fiada entre amigos, nós da HZ Escritório Virtual, vamos publicar uma série de posts com tudo o que você precisa saber para testar se aquela sua grande ideia pode se tornar um grande negócio. Confira o primeiro passo:
# Uma ideia pode não ser só minha
É muito comum a gente ter um insight achando que acabamos de pensar na coisa mais original do mundo. Aí basta uma “googada” para descobrir que alguém já pensou nisso antes. Mas calma lá, isso não quer dizer que precisamos desistir. Pode-se agregar um novo valor a um serviço ou produto já existente. Abrir uma franquia ou ser representante comercial no Brasil em caso de produtos/serviços que só existam no exterior, por exemplo.
Outra fonte de pesquisa para certificar-se que a sua ideia é 100% original, são os órgãos de patentes. No Brasil, esse órgão é chamdo INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Pode-se fazer uma pesquisa diretamente no site, ou agendar uma pesquisa detalhada na sede do órgão, cujo serviço é cobrado por hora. No caso de ideias para o universo digital, que podem ser comercializadas na internet (como aplicativos), e portanto, para o mundo todo, vale lembrar que as patentes precisam ser registradas em cada país para ter validade. No Brasil, o processo leva em média 4 anos.
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