21 janeiro 2021 Atitudes de empreendedor: o que você precisa para ser dono do próprio negócio
A motivação para empreender pode surgir por oportunidade ou por necessidade, mas também costuma ir além de qualificações técnicas e gerenciais. É preciso ter atitudes de empreendedor.
Essas atitudes de empreendedor podem não só alavancar o negócio como também servir de diferencial diante da concorrência. Há cada vez mais brasileiros optando pelo negócio por conta própria.
Uma pesquisa do Sebrae mostrou que, em 2020, aproximadamente 25% da população adulta estava ligada a um novo negócio ou a uma empresa com até três anos e meio de existência – um número recorde, inserido num universo de 7,5 milhões de micro e pequenas empresas e 11 milhões de microempreendedores individuais.
Seguindo a tendência, novos empreendedores devem colocar seus negócios no mercado em 2021.
Você é um deles? 🤔
Prepare-se conferindo as atitudes de empreendedor para obter sucesso.
Ter iniciativa
Não basta sonhar, é preciso partir para a ação. É a pro-atividade que ajuda o empreendedor a abrir possibilidades, explorar oportunidades e expandir seu negócio.
Ter curiosidade
O empreendedor precisa ter um “radar” para captar novas oportunidades, mas também novos hábitos e comportamentos. Isso se faz lendo, estudando, participando de eventos, interagindo e até observando a concorrência.
Ter assertividade
Ser assertivo tende a ser uma das atitudes mais importantes na trajetória de um empreendedor. É o que ajuda na tomada de decisão de forma consciente e equilibrada.
Correr riscos
Se tantos abrem o próprio negócio, não é apenas porque aceitam correr riscos, como jogar uma carreira profissional para o alto. Mas sim porque se preparam para fazer isso de modo inteligente, com um plano de negócio e seguros tanto do que pode ajudar quanto do que pode prejudicar o negócio.
Ter comprometimento
O sucesso não chega por acaso. Ao empreender, é preciso firmar um compromisso que envolve dedicação, responsabilidade e até sacrífico pessoal para atender necessidades e anseios de clientes, fornecedores e colaboradores.
Estabelecer metas e resultados
“Ir tocando” não combina com empreendedorismo. Para ter sucesso, o dono do negócio precisa saber onde deseja chegar. Não faz sentido trabalhar sem ter metas e objetivos claros traçados com base na realidade da empresa e do mercado.
Ter facilidade em comunicar e persuadir
Comunicação é uma das habilidades que todo empreendedor precisa desenvolver. É necessária tanto para se fazer entender quanto para persuadir e convencer clientes e fornecedores, além da própria equipe para manter a motivação sempre em alta.
Ter autoconfiança
Acreditar no próprio negócio e na capacidade de implementá-lo e torná-lo economicamente viável é motor para o empreendedor obter sucesso na sua jornada. A autoconfiança faz bem a quem decide empreender e costuma ser contagiante entre os que estão ao redor, da equipe de trabalho aos familiares e demais que formam sua rede de apoio.
HZ apoia empreendedores
Ao longo de sua trajetória a HZ tem se especializado no atendimento das necessidades essenciais de empreendedores. E está à disposição para desde os primeiros passos na formalização da empresa até a oferta de espaços para trabalho (coworking e salas privativas) e reuniões e eventos, contribuindo tanto com negócios em início de jornada quanto com aqueles que precisam rever suas prioridades e abrir de sedes próprias – como vem ocorrendo por causa da pandemia, por exemplo.
É empreendedor ou planeja abrir o próprio negócio? Entre em contato com a HZ e veja como podemos ajudá-lo.
Conteúdo produzido com informações da Agência Sebrae de Notícias
Nenhum comentário