coworking brasil

Estudo sobre coworking mostra otimismo para segundo semestre de 2020

A comunidade Coworking Brasil tem acompanhado de perto os reflexos da Covid-19 nos coworkings das principais cidades do país. O estudo mais recente, divulgado no início de julho, traz como destaque a perspectiva otimista do setor para o segundo semestre de 2020.

O estudo foi realizado entre os dias 24 de julho e 1º de julho por meio de questionário respondido por proprietários de 170 espaços de coworking de todo o Brasil. Após o susto inicial decorrente das medidas de isolamento social, o mercado em sua maioria se mostra mais adaptado ao novo cenário. Isso se reflete em dados apresentados no estudo do Coworking Brasil.

Veja, por exemplo, como os empreendedores do setor encaravam a retomada das atividades:

  • Em abril, apenas 23% acreditavam que precisariam de 6 meses ou mais para retomar ao ritmo normal.
  • Em julho, o percentual saltou para 65%.

Sobre o futuro do mercado de coworking também houve um aumento no percentual em relação a enxergar uma perspectiva otimista.

  • No início da pandemia, 57% dos que responderam ao questionário do Coworking Brasil se diziam otimistas.
  • Agora, em julho, o percentual cresceu e chegou a 75%.

E mais: entre os que responderam dizendo estarem muito otimistas, houve também um aumento. Em abril eram 16%, enquanto que em julho são 33% dos entrevistados.

Fernando Aguirre, co-fundador do Coworking Brasil, em texto sobre o estudo, afirma que os dados mostram que “a medida que o mercado foi acalmando, entendendo o momento atual, e aprendendo a trabalhar com ele, estamos vendo um otimismo no ar cada vez mais forte”. Para ele, isso ocorre “seja pelo constante anúncio de grandes empresas que pretendem adotar o trabalho remoto de vez, ou pelo natural otimismo que fundador de coworking tem”.

Aguirre também destaca que todos os números pré-pandemia sobre coworkings apontavam o crescimento contínuo e que a tendência é logo haver uma retomada com a recuperação do mercado e sua expansão. “A gente sabe que coworking faz sentido, é o futuro, e vai continuar evoluindo naturalmente”, conclui.

O futuro do seu negócio é aqui, na HZ

A HZ coworking space orgulha-se de proporcionar aos novos clientes um espaço compartilhado de qualidade e que atende as características do coworking destacadas acima. Por conta da pandemia do coronavírus, reforçamos nossos cuidados com limpeza e higiene e adotamos os protocolos determinados pelas autoridades de saúde. E estamos abertos, à disposição para ajudar você e seu negócio no enfrentamento dos desafios decorrentes da Covid-19.

#VoucherHZ: Antecipe a compra e economize na contratação do coworking

 



1 Comment

Comentar