24 junho 2021 Como o uso de espaços compartilhados otimiza a gestão de negócios
Empresas de diferentes portes e até empreendedores autônomos enfrentam desafios no dia a dia dos seus negócios que tiram o foco do que realmente importa. Mas isso pode mudar com o uso de espaços de trabalho compartilhados.
Mesmo antes da pandemia do coronavírus, migrar para um coworking já agregava uma série de vantagens para as empresas e empreendedores. Mas, além do impacto no caixa, com a redução de despesas fixas com aluguel ou manutenção de sedes próprias, a decisão gera impactos positivos na gestão do negócio propriamente dita. Otimiza uma série de demandas e rotinas, o que traz resultados ao final do mês.
Confira a seguir como o uso de espaços compartilhados otimiza a gestão do seu negócio.
Finanças – O uso do coworking reduz despesas, como destacado acima. Mas isso não é só uma questão de economia. Com gastos menores, é possível direcionar os recursos para investimentos diretamente relacionados com aquilo que gera receita (novos produtos, aprimoramento de serviços, treinamento e ações de marketing e vendas). Isso significa que estar num espaço de trabalho compartilhado impacta na gestão financeira do negócio e isso vai além de pagar as contas: aumenta a competitividade e, por tabela, pode influenciar na lucratividade.
Infraestrutura – Não há dúvidas de que a infraestrutura oferecida é um dos grandes atrativos dos coworkings, como no caso da HZ em Florianópolis. Os espaços são de tamanhos variados (com sala coletiva, sala privativa e sala de reuniões), a internet é de alta velocidade, o mobiliário segue padrões ergonômicos e os ambientes de trabalho são projetados para que os usuários se sintam confortáveis para executarem suas tarefas. Ou seja, nem o gestor nem o empreendedor precisa se preocupar com a infraestrutura (isso inclui também gastar dinheiro), diferente de ter uma sede própria ou investir em seu home office. O foco fica no negócio.
Gestão de tempo – Hoje em dia existem ferramentas que ajudam na gestão de tarefas e de tempo. Mas estando num espaço compartilhado, a empresa e o empreendedor podem otimizar o dia a dia com serviços de apoio como os oferecidos pela HZ. Trata-se do gerenciamento de agenda e de atendimento telefônico, o que faz enorme diferença na rotina, especialmente nos empreendedores autônomos e de menor porte. É um suporte que ajuda na manutenção do foco das rotinas diárias sem que nada seja esquecido ou perdido em meio a tantas tarefas – e isso inclui, por exemplo, uma grande oportunidade de negócio.
Bônus: Serviços para enfrentar questões burocráticas
Ao aderir ao uso de espaços compartilhados, gestores e empreendedores podem também conhecer e contratar serviços que atacam diretamente questões burocráticas que afetam a gestão do negócio – ou pelo menos atrapalham o dia a dia pelo tempo que podem tomar.
Dois deles são oferecidos pela HZ:
Endereço Fiscal: Indicado para novos empreendedores, mas pode ser usado também por empresas já constituídas. É o endereço que deve constar no contrato social da empresa e agiliza questões na Junta Comercial como a mudança de endereço, além de opção adequada para se evitar o uso de endereço residencial (o que impacta no valor do IPTU). Saiba mais.
Certificado Digital: Cada vez mais utilizada, a certificação digital tem tornado mais rápidos e ágeis diversos tipos de processos empresariais, especialmente na emissão de notas fiscais eletrônicas e no trâmite de documentos legais em órgãos como Junta Comercial e Receita Federal. Dá maior celeridade e o gestor dedica menos tempo a questões burocráticas e foca em suas reais prioridades. Saiba mais.
Quer otimizar a gestão do seu negócio? Venha para a HZ coworking space.
Crédito de foto: cookie_studio – br.freepik.com
Nenhum comentário