5 janeiro 2022 Planejamento do negócio: 3 pontos para prestar atenção na hora de planejar
Planejamento é palavra-chave para o sucesso de um negócio. É o que ajuda a definir prioridades e a superar obstáculos que surjam no caminho. Mas o que não pode faltar num planejamento eficiente?
Com base em informações do Sebrae, destacamos a seguir pontos para você prestar atenção para planejar suas ações e obter melhores resultados.
A importância do planejamento
O planejamento ajuda o empreendedor a visualizar uma situação futura para o negócio. Só isso já justifica a importância de planejar porque a visualização se dá pela definição de todas as ações e recursos necessários para atingir o status desejado.
Além disso, com o planejamento o empreendedor também consegue identificar possíveis bloqueios e dificuldades. Ou seja, planejar é uma forma de se antecipar aos problemas – com as soluções pré-definidas – e não ser pego de surpresa por entraves.
Primeiro passo no planejamento
O primeiro passo para um planejamento eficiente é listar problemas comuns ao segmento de atuação da empresa. Revisitar dificuldades enfrentadas no passado e verificar se ainda estão impactando no negócio também podem ajudar a indicar as prioridades que podem constar no planejamento.
Uma loja online, por exemplo, pode identificar que os visitantes ficam pouco tempo no site e isso acaba prejudicando as vendas – e o posicionamento nas buscas no Google. O planejamento pode prever ações que foquem nesse problema e aumentem o tempo de permanência no site.
Ou um profissional liberal viu sua clientela cair e a localização foi a principal razão disso ocorrer. O que pode ser colocado no planejamento? Uma análise da localização (distâncias, estacionamentos, mobilidade…) e uma lista de possibilidades para corrigir o problema – como trocar de local.
Matéria-prima do planejamento
Informação é a principal matéria-prima de um planejamento. Além dos problemas a serem atacados, é importante colher informações de todos os envolvidos no negócio – colaboradores, fornecedores e clientes. E não custa observar também o que a concorrência está fazendo.
Um bom filtro de tudo o que for coletado precisa fazer parte do processo. Com isso, e sem receio de “sair da casinha”, será possível planejar ações inovadoras para fazer a diferença no mercado,
Quer incluir o custo-benefício do coworking no seu planejamento?
Além de proporcionar gastos menores que os de manutenção de uma sala própria, a escolha do coworking passa também pela localização, infraestrutura (mobiliário, iluminação e internet de alta velocidade) e variedade de espaços (incluindo ambientes com privacidade). A HZ tem tudo isso!
Solicite nossos planos ou venha nos visitar na avenida Rio Branco, no Centro de Florianópolis, para conhecer as opções de espaços para empreendedores e para equipes.
Com informações da Agência Sebrae de Notícias
Nenhum comentário