3 dicas para empreender em tempos de crise

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Que tipo de empreendedor você é? Aquele movido por desafios, ou quem reclama de tudo? Se você for do primeiro time, vai acreditar que a crise econômica é um big de um desafio para testar suas ideias e capacidade de inovação. Porém antes de sair por aí com soluções pra todo mundo, é preciso antes apurar suas habilidades comerciais. Assim, enquanto o empresário pessimista só pensa em sair da crise, o otimista trabalha para se infiltrar nela.

A primeira dica é: Prospecte sem parar. Por uma lógica muito simples, isto é, para atingir o mesmo resultado de antes, ou aumentá-lo, é preciso conquistar a fatia dos concorrentes. Prospecção em clientes novos, prospecção de novas oportunidades nos clientes que já compram, e não se esqueça de ativar o cliente inativo – aqueles que faz tempo que você não conversa.

A dica número dois é: reduza os riscos do seu cliente. Nesse momento de retração econômica e instabilidade política, é muito comum o cliente ter medo de tomar decisão. Logo, é preciso deixar claro ao cliente “fique tranquilo, esse é o melhor negócio que você pode fazer”. Por quê? Porque você tem esse problema, essa necessidade – que você vai resolver desse e desse jeito. Nem precisa dizer que antes você precisa estar munido de informações de mercado e saber exatamente do problema do seu cliente, para fazer com que ele veja valor na sua proposta.

A última dica é: seja habilidoso na solução proposta. Uma vez que o cliente está inclinado a fazer mais com menos, e comprar pelo menor preço possível, ele acaba lhe comparando com outras empresas, além de pedir maior prazo de pagamento. Aqui você tem de ser muito habilidade em como lidar com as objeções, e aproveitar as oportunidades desses prospects, que são clientes de outras empresas e que estão querendo conhecer novos fornecedores pra quem sabe você explorar um novo mercado ou ampliar sua participação de mercado.



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