10 agosto 2023 Brasileiros preferem trabalho híbrido e consideram mudar de emprego por causa do tipo de rotina
Passado o período da pandemia, a discussão sobre qual modelo de trabalho ainda é pauta entre empresas e colaboradores. Mas, como os brasileiros se sentem em relação a essas mudanças e quais são suas expectativas para o futuro?
Realizada entre os dias 1 e 7 de julho de 2023, uma pesquisa da Febraban/Ipespe com 3 mil entrevistados em todo o país revelou que a maioria dos brasileiros ainda prefere os modelos de trabalho remoto e híbrido. Além disso, muitos trabalhadores estão considerando até mudar de emprego no curto prazo.
Confira os principais dados da pesquisa.
Presencial x Remoto x Híbrido
Os resultados da pesquisa mostram que 44% dos entrevistados preferem a rotina de trabalho presencial, enquanto 56% defendem modelos com maior flexibilidade em relação ao deslocamento até a empresa.
Desses, 60% optariam por manter o modelo remoto, 24% migrariam para o híbrido e apenas 17% escolheriam o presencial. Mas há um contraste entre o desejo dos trabalhadores e a realidade das empresas. Muitas organizações estão retomando rotinas 100% presenciais desde o ano passado.
Satisfação profissional e intenção de mudança
Cerca de 77% dos brasileiros afirmam estar satisfeitos com sua profissão atual. No entanto, as mulheres se mostram mais insatisfeitas do que os homens, possivelmente devido à desigualdade salarial. Apesar da alta satisfação, 33% dos brasileiros planejam mudar de profissão nos próximos 12 meses.
Profissões do futuro
Ao serem questionados sobre as profissões do futuro, os entrevistados listaram atividades tradicionais, como médicos e professores, indicando que essas profissões continuarão sendo importantes para a sociedade. Surpreendentemente, profissões ligadas à Tecnologia da Informação (TI) ou redes sociais não foram consideradas entre as mais importantes para o futuro.
Nenhum comentário