taxa de formalização

Adeus informalidade: cresce taxa de formalização de negócios no Brasil

A informalidade está perdendo espaço entre os empreendedores brasileiros. Prova disso é o crescimento 69% entre 2019 e 2020 na taxa de formalização de negócios no país.

O número de empreendedores com CNPJ saltou de 26% para 44%, o maior crescimento dos últimos quatro anos. Para se ter uma ideia da alta, em 2017, a taxa de empreendedores formalizados foi de 15%, enquanto que em 2018, o percentual ficou em 23%. O acesso a benefícios como contribuição previdenciária e emissão de nota fiscal foi o principal motivador para o aumento na taxa de formalização.

Os dados fazem parte do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e foram divulgados pelo Sebrae, promotor do levantamento no Brasil em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ)  no último dia 5 de outubro, por ocasião do Dia Nacional das Micro e Pequenas Empresas (MPE).

taxa de formalização

Taxa de empreendedorismo também avança

O GEM, considerada a maior pesquisa sobre abertura de negócios no mundo, apontou também que a taxa de empreendedorismo também está em alta entre os brasileiros.

Foi registrado um crescimento de 75%, pulando de 30% em 2019 para 53% em 2020, representando “50 milhões de brasileiros que ainda não empreendem e que querem abrir um negócio nos próximos três anos”, conforme comunicado do Sebrae.

E entre eles, de acordo com o GEM, 1/3 citam a pandemia da Covid-19 como a principal motivação para a abertura do próprio negócio. Pela primeira vez, a pesquisa GEM também identificou que ter uma empresa é o segundo maior sonho do brasileiro.

Como a HZ apoia o sonho de empreender dos brasileiros

A HZ atende diferentes necessidades dos empreendedores. Um dos nossos serviços, o fornecimento de Endereço Fiscal, por exemplo, está diretamente relacionado à formalização do negócio por ser usada na documentação que é encaminhada para o registro da empresa na Junta Comercial.

E além dos espaços compartilhados, a Certificação Digital também ajuda o empreendedor em diferentes etapas do negócio – também na abertura e depois, no trâmite de documentos em ambientes digitais e na emissão de notas fiscais como no caso de negócios registrados em Florianópolis.

Empreenda com o apoio da HZ. Entre em contato e confira nossos serviços.

 

Com informações da Agência Sebrae de Notícias

Credito de foto: DCStudio – br.freepik.com



Nenhum comentário

Comentar