Coworking é destaque em pesquisa sobre economia compartilhada

O coworking aparece como uma das modalidades de economia compartilhada mais conhecidas entre os consumidores brasileiros. É o que aponta pesquisa nacional realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

De acordo com a pesquisa, 89% dos consumidores aprovam práticas de economia compartilhada. Os entrevistados pela CNDL e SPC Brasil disseram que são atraídos pela facilidade que o compartilhamento de produtos e serviços pode oferecer, ao contrário de possuir bens que às vezes pode mais atrapalhar do que ajudar. E entre os que nunca experimentaram o consumo compartilhado, 47% demonstraram interesse pelo coworking, ficando atrás apenas pelo aluguel de bicicletas (48%).

Além do coworking e do aluguel de bicicletas, os entrevistados citaram como as modalidades de consumo mais utilizadas caronas, aluguel de imóveis e de roupas, bicicletas e financiamentos coletivos. “Trata-se de uma mudança de paradigma em que o verbo ‘possuir’ é substituído pelo verbo ‘compartilhar’”, afirma José Vignoli, educador financeiro do portal Meu Bolso Feliz. “Assim, ao invés de simplesmente adquirir, a pessoa escolhe desfrutar de um produto ou serviço de forma coletiva”.

A possibilidade de reduzir gastos tem sido a razão principal para o crescimento da economia compartilhada, incluindo a opção do coworking em vez do escritório próprio. Segundo a pesquisa da CNDL e do SPC Brasil, 87% das pessoas acreditam que esta modalidade de consumo está crescendo no país, enquanto, 68% acredita que pode mudar o seu estilo de vida e aderir à economia compartilhada nos próximos dois anos.  Ou seja, são grandes as chances do uso do coworking, como já se observa nos dias de hoje, crescer ainda mais em todo o país.

Interessado em coworking?

Profissionais de diferentes ramos de atividade já utilizam o coworking com sucesso. Os advogados, por exemplo, estão entre os que mais utilizam o espaço de trabalho compartilhado e obtém benefícios com esta opção. Caso queira conhecer mais sobre coworking, entre em contato com a HZ escritório virtual e confira os planos disponíveis.



Nenhum comentário

Comentar