E-commerce no Brasil: Crescimento em 2017 e expectativa de nova alta em 2018

O e-commerce no Brasil não tem do que se queixar. Pelos números da Ebit, o setor faturou R$ 47,7 bilhões em 2017, um crescimento de 7,5% em comparação a 2016. E para 2018, a estimativa é de novo aumento com projeção de vendas na casa dos R$ 53,5 bilhões.  Em Santa Catarina, o governo oferece benefícios fiscais para empresas de ecommerce instaladas no estado.

e-commerce no Brasil

Atuando desde 2001, a Ebit é referência na área de inteligência competitiva para o e-commerce no Brasil, acompanhando de perto a evolução do varejo digital. Os dados constam no 37º Webshoppers, apresentado pela Ebit neste mês de março. Como destaque, o levantamento revela o crescente uso do smartphone para a realização de compras online. No total, 23,7% das compras no e-commerce brasileiro foram feitas por smartphones e tablets.

Outro dado relevante é que o valor médio gasto pelo cliente também registrou aumento, na casa dos 3%, chegando a R$ 429. Na avaliação do Ebit, fatores como a liberação do FGTS, ocorrida no ano passado ajudaram na consolidação dos bons resultados. Confira na lista abaixo os 10 segmentos do e-commerce no Brasil com melhores desempenhos em termos de números de pedidos, conforme o Ebit.

10 segmentos do e-commerce no Brasil com o maior número de pedidos em 2017

1 – Moda e acessórios: 14,2%
2 – Saúde, cosméticos e perfumaria: 12%
3 – Eletrodomésticos: 10,8%
4 – Casa e decoração: 10,5%
5 – Telefonia e celulares: 9,2%
6 – Livros, assinaturas e apostilas: 8,3%
7 – Esporte e lazer: 6,4%
8 – Informática: 4,5%
9 – Alimentos e bebidas: 4%
10 – Eletrônicos: 3,6%

Sobre a projeção do e-commerce no Brasil para 2018, a Ebit estima um aumento no tíquete médio. O valor pode ficar próximo de R$ 446, 3,8% a mais em relação a 2017. Outro indicador importante é o volume de pedidos no e-commerce brasileiro. A projeção de que seja 7,7% maior em 2018, chegando a um total de 119,7 milhões de pedidos.

As vendas por meio de marketplaces em 2017 apontaram sinais de consolidação deste modelo. De acordo com a Ebit, o setor registrou crescimento de 21,9% em 2017, atingindo R$ 73,4 bilhões. O percentual leva em conta o mercado total, o que inclui também sites de artesanato e sites de vendas de produtos novos/usados. Para 2018, a expectativa é que os marketplaces continuem despontando no e-commerce brasileiro.

Os dados completos estão no site da Ebit. O download é gratuito.

Benefícios fiscais para e-commerce em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina se mantém atento e interessado em atrair empreendedores no segmento de e-commerce. Um dos principais benefícios oferecidos é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O ICMS padrão costuma fechar em 18% para empresas que não possuem o regime especial (ou o benefício fiscal). As que conseguem o benefício, podem chegar até o valor de 7,2% de ICMS.

Empresas de outros estados podem tirar proveito das vantagens oferecidas pelo governo catarinense. Uma forma de fazer isso é abrindo ou transferindo a loja virtual para Florianópolis, por exemplo, contratando o endereço fiscal, oferecido pela HZ. Assim, uma loja virtual pode ter sua sede – endereço comercial – em outro estado, mas seu endereço fiscal, aquele que consta em toda a sua documentação, é o endereço da HZ. Este é uma operação permitida pelos órgãos públicos como Secretaria da Fazenda e Junta Comercial.

Quer investir em e-commerce e está fora de Santa Catarina? Entre em contato com a HZ e saiba quais vantagens de contratar o endereço fiscal.



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