3 março 2023 Economia criativa: empreender com conhecimento e cultura
A chamada economia criativa engloba segmentos como cultura, moda, design, arquitetura, artesanato, comunicação, publicidade, entre outras, e ganha cada vez mais espaço entre as possíveis opções para empreender. E também tem sido responsável pela geração de emprego e renda.
Conceitualmente, a economia criativa é uma abordagem econômica que valoriza principalmente a criatividade, mas também a inovação e o conhecimento como recursos produtivos. Ou seja, busca criar valor a partir do conhecimento e da cultura.
Veja exemplos de negócios da economia criativa.
- Estúdios de design gráfico
Esses estúdios criam designs para marcas, produtos, embalagens e outras necessidades de marketing. Utilizam a criatividade para criar soluções visuais que sejam atraentes e eficazes.
- Empresas de produção de vídeo
Produzem vídeos promocionais, comerciais de TV, documentários e outros tipos de conteúdo audiovisual e conta com a criatividade para contar histórias de forma visualmente atraente.
- Escritórios de arquitetura
A criatividade é a base para a execução de projetos arquitetônicos para diferentes edificações com funcionalidade e esteticamente atraentes.
- Empresas de jogos eletrônicos
Criam jogos para consoles, computadores e dispositivos móveis com foco na proporcionar experiências interativas que entretenham e desafiem os jogadores.
Como o coworking ajuda os negócios da economia criativa
Algo que pode ajudar os negócios criativos a prosperar é o uso de espaços compartilhados. O coworking e sua abordagem de trabalho colaborativo que envolve o compartilhamento de ideias e experiência vem acompanhado por comodidades como mobiliário ergonômico, cadeiras, internet de alta velocidade, além de salas privativas, salas de reunião e treinamento.
Além disso, para os negócios criativos conta também o fato do custo-benefício do uso do coworking gerar um fôlego no caixa relevante para empreendedores de menor porte. E não podemos esquecer das características históricos do coworking vinculadas à inovação, colaboração e interação.
Nenhum comentário