2 agosto 2018 O escritório virtual serve para sua empresa?
Trocar a sede própria por um escritório virtual é uma decisão que todo empreendedor deve considerar não só como medida preventiva aos humores do mercado, mas também como vantagem competitiva. Apesar disso, há quem ainda tenha dúvidas se o modelo serve para sua empresa.
A dúvida principal é saber se o uso do escritório virtual é adequado para qualquer tipo de negócio. É possível afirmar que sim, mesmo que a tendência seja acreditar que é mais indicado para prestadores de serviços, já que entre os profissionais liberais (como advogados, psicológicos e outros) o uso do escritório virtual e do coworking já esteja consagrado. Mas, mesmo empresas com atuação no varejo ou na indústria podem tirar proveito do escritório envolvendo áreas e situações específicas.
Por exemplo, existem duas situações muito comuns que mostram isso.
Seleção de pessoal
Empresas de todos os setores – varejo e indústria incluídos – contratam o escritório virtual como local para fazer seleção de pessoal. A empresa pode ser da mesma cidade e escolhe um local fora por falta de espaço na sede ou por preferir fazer a seleção longe dos demais colaboradores a fim de evitar qualquer tipo de constrangimento.
Abertura de novas unidades
Há ainda empresas de outras cidades que preparam a abertura de novas unidades tendo o escritório virtual como “base de operações” temporária na etapa de implantação. O local serve para recebimento de currículos e realização de entrevistas de novos funcionários. E o escritório virtual pode servir também para reuniões com potenciais clientes (no caso de empresas que vendem para outras empresas) e também com futuros fornecedores.
O escritório virtual também serve para empresas que precisam promover diferentes tipos de eventos, como reuniões de planejamento, encontros do time de vendas, entrevistas para imprensa, treinamento de colaboradores e apresentações para clientes VIPs. Também pode servir como local para a realização de eventos como conferências online com filiais ou representantes que estejam em outras cidades, estados e até países.
O momento de rever custos e processos
Como já destacamos, esqueça o que seu cliente vai pensar caso a decisão pela troca seja tomada. Na verdade, você deve levar em consideração o momento do negócio e quais as perspectivas e projeções do mercado para os próximos meses. Por isso, a opção pelo escritório virtual serve para empresas que estejam interessadas em reduzir seus custos e aumentar ou ao menos manter sua rentabilidade. Gasta menos com infraestrutura e reflete positivamente no caixa da empresa.
O mesmo vale para empresas com poucos funcionários e que podem rever seus processos e suas rotinas de trabalho. Há muitas empresas que começam em sedes próprias, caras e que praticamente não fazem a menor diferença nem para o trabalho nem nas receitas mensais. Ou seja, para gerar renda, não há necessidade de um ambiente suntuoso, mas sim um ambiente adequado para os funcionários desenvolverem suas competências.
Portanto, o escritório virtual serve para empresas focadas em resultados. E a mudança para um novo modelo, a partir da ida para o escritório virtual, pode ser o ponto de virada na trajetória da empresa, criando um ambiente mais dinâmico, ágil e inspirador. Por isso, esteja atento aos sinais e, se preferir, entre com contato com a HZ escritório virtual para conhecer mais detalhes sobre os espaços, planos e serviços agregados (qualidade da internet, agendamento, telefonista…).
Baixe grátis ebook Escritórios Virtuais: Menos custos e mais produtividade e saiba porquê os escritórios virtuais se tornaram peças essenciais na estratégia de sucesso de muitos empreendedores.
Nenhum comentário