Gestão eficiente: 5 atitudes para ter um funcionário mais motivado

Em empresas de qualquer porte, mas especialmente naquelas com estruturas mais enxutas, ter uma gestão eficiente é fundamental e começa pela preocupação de manter a equipe sempre motivada. Mas como fazer isso?

gestão eficiente

O trabalho de motivação é decorrente de uma série de fatores e costuma envolver desde programas de incentivo até distribuições de premiações por desempenho, passando pela oferta de mais e melhores benefícios. Isso tudo ajuda e muito quem deseja uma gestão eficiente. Mas também é importante que a empresa, na figura de seu gestor, adote atitudes que reforcem tudo o que é oferecido aos colaboradores. Por exemplo, de que adianta ter um programa de incentivo, se há um distanciamento do gestor com a equipe por não haver uma comunicação eficiente, com abertura para a troca de ideias? Isso cria o engajamento necessário para que todos estejam muito mais motivados.

Confira 5 atitudes que ajudam no processo de motivação dos funcionários.

1 – Aproxime-se da equipe e peça feedbacks

Para ter uma gestão eficiente, uma empresa não precisa se reinventar para superar uma dificuldade. Basta se comunicar melhor. Isso muitas vezes é o que falta: a abertura e manutenção de canais e rotinas de comunicação. É muito complicado motivar uma equipe usando apenas mensagens por e-mail ou distribuindo circulares pela empresa. Isso é muito frio e só aumenta a distância. Faça um cronograma de reuniões para conversar sobre as ações da empresa da semana, da quinzena ou do mês. Não chame encontros apenas para dar notícias ruins ou fazer cobranças. Seja propositivo e esteja sempre aberto para pedir e receber feedbacks sobre a empresa dos seus colaboradores. Isso ajuda a gerar envolvimento e, por tabela, contribui para a motivação.

2 – Compartilhe ideias e propósitos

A última palavra será sempre do gestor/empreendedor. Mas por que não compartilha ideias de novos produtos e serviços com todos os membros da equipe? Na busca por uma gestão eficiente, é uma forma de estruturar melhor o que está pensando e até de refletir sobre a viabilidade ou não. Por mais que tenha controle sobre todas as etapas e áreas do negócio, é importante levar em consideração a opinião de quem está no meio do processo – lidando diretamente com o cliente final ou no próprio desenvolvimento do produto ou do serviço. Somado a isso, faz grande diferença no processo motivacional compartilhar também os propósitos da empresa. Se ainda não tem, eis uma ótima oportunidade de reunir o time e elaborar uma declaração de propósito que possa nortear os rumos do negócio.

3 – Estimule o desenvolvimento de habilidades e competências

A educação corporativa já é parte da rotina de muitas empresas. Mesmo com poucos recursos é possível desenvolver projetos na área usando, por exemplo, a biblioteca de materiais educativos do Sebrae, por exemplo. O que a empresa ganha com isso? Em primeiro lugar, se quer uma gestão eficiente, funcionários mais capacitados, com o desenvolvimento de novas competências e o incremento de habilidades. E em segundo, também é uma forma de economia a partir da melhor capacitação dos que já estão na empresa, o que reduz a contratação de novos funcionários. Ou seja, há uma valorização da equipe que reflete na maior motivação. Mas para tudo isso acontecer, a atitude do gestor precisa ser pró-ativa na observação de necessidades e na busca por soluções em termos de capacitação.

4 – Seja criativo

Monotonia não tem como contribuir para o clima motivacional. Os funcionários apenas cumprem tabela quando tudo na empresa acontece de forma burocrática. Por isso, é importante usar a criatividade e “sair da casinha” no sentido de pensar em ações que mexam positivamente com a equipe e ajudem a criar um envolvimento maior com o que acontecem na empresa. Precisa sair do lugar, inovar com atitudes simples ligadas direta ou indiretamente ao negócio, mas que estimulem os funcionários a fazer algo diferente. O casual day, quando o uniforme ou a roupa padrão são dispensados, é um exemplo de “mexida na rotina”. E pode ser temático, como dia de camisetas de time de futebol ou de bandas. Isso vai fazer com que haja interação, com diversão, e certamente mais motivação pelo estímulo positivo gerado para a execução das tarefas do dia a dia.

5 – Se não ainda não sabe, aprenda a delegar

Por fim, uma atitude que faz grande diferença para uma gestão eficiente: demonstrar confiança e delegar tarefas para a equipe. Mas precisa delegar mesmo. Não resolve passar uma tarefa adiante e depois pegar a tarefa para “dar seu toque” por conta, sem conversar com quem a executou. Se não ficou como deveria, em vez do gestor fazer tudo de novo, chame o funcionário, converse, mostre o que acredita que precisa ser refeito ou melhorado. Esta é outra atitude importante: mostra respeito pelo trabalho e não deixa de ser uma valorização também por ensinar a fazer. Isso faz o colaborador enxergar o gestor por outro ângulo ao delegar a responsabilidade de dar conta de uma tarefa. Ele se sente importante e muito mais motivado por ser parte do processo de fato.

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