28 maio 2018 Você sabe a importância do Certificado Digital para empresas?
O Certificado Digital, assim como os ERPs e o ambiente em nuvem, é mais um recurso tecnológico que surgiu como uma grande solução para questões modernas envolvendo o mundo virtual. Ele representa um item que permeia diversos segmentos de negócio e possui múltiplas aplicações em contextos nos quais a tecnologia se tornou um fator crítico.
No entanto, apesar da popularização do termo, muitos gestores e donos de negócios ainda não entendem as implicações práticas do uso do Certificado Digital e nem mesmo como ele pode mudar a realidade de sua organização. Dessa forma, vejamos qual o potencial do Certificado Digital para influenciar as operações de negócios da atualidade e o que ele promete fazer com o mercado nos próximos anos.
Afinal, o que é Certificado Digital?
O Certificado Digital, basicamente, é um arquivo eletrônico desenvolvido para ser o correspondente a uma assinatura no mundo físico. Assim, trata-se de um recurso, com validade jurídica que permite a uma pessoa validar determinada informação em meios virtuais.
Dessa forma, ele representa a solução para um dos problemas mais clássicos de utilização da internet para assuntos de natureza crítica: a identificação de usuários. Esse sempre foi um fator controverso do ponto de vista da segurança da informação, uma vez que, para muitos processos, não havia maneiras confiáveis de confirmar a veracidade dos dados pessoais fornecidos.
A ideia é que isso mude, abrindo as portas para que os processos já realizados on-line possam ser aprimorados e muitos outros possam ser desenvolvidos em ambiente virtual.
Para que Serve o Certificado Digital
Diante da definição do parágrafo anterior, não se trata de uma tarefa complexa a identificação do grande potencial de utilização do Certificado Digital. Vejamos a aplicação prática desse importante recurso em algumas das principais áreas produtivas da economia:
Sistema Bancário: no contexto bancário o potencial de uso do Certificado Digital é gigantesco. Maior do que em grande parte dos demais segmentos. Assinatura virtual de documentos, aprovação de transações, acesso a informações críticas e autenticações são apenas alguns dos muitos procedimentos que seriam otimizados com o uso da ferramenta.
Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas: outra atividade de extrema importância que faz a utilização do Certificado Digital é a emissão de notas fiscais eletrônicas. Nessa atividade ele permite a identificação do indivíduo ou da organização emissora, elevando o nível de segurança ao possibilitar a identificação ágil e precisa do responsável.
Além disso, todas as empresas optantes pelo regime de lucro presumido ou lucro real são obrigadas a utilizarem o Certificado Digital no processo de emissão de notas fiscais eletrônica.
Como se trata de uma atividade que possui relação direta com seu controle financeiro, quanto mais segurança e confiabilidade, melhor.
Tipos de Certificado Digital
Existem dois tipos de Certificado Digital que você precisa conhecer: A1 e A3. Ambos são certificados válidos, o que significa que atestam a identidade de um indivíduo ou instituição.
No entanto, eles apresentam uma diferença essencial quanto à sua armazenagem. O A1 não exige uma estrutura física, podendo ficar armazenado em um computador, por exemplo, enquanto o A3 encontra-se armazenado em formato de token USB ou em cartão Smart Card. o A1 é o único certificado que é possível fazer uma cópia, e por isso pode ser instalado em mais de uma máquina.
O A1 possui validade de um ano, de forma que o A3 pode ir de 1 a 3 anos. Além disso, ambos são criptografados, apresentando alto nível de segurança.
Dessa forma é preciso avaliar qual dos dois é mais indicado para o tipo de atividade que você deseja desempenhar. Aspectos como o volume de utilização, prazo de validade, necessidade de utilização em diferentes computadores e possibilidades de integração aos processos desenvolvidos em seu sistema de gestão devem ser levados em consideração para se definir a melhor opção.
Sendo assim, ambos os tipos apresentados serão válidos, de acordo com a sua necessidade de aplicação. Entender isso é essencial para encontrar a opção mais econômica e aderente às necessidades da sua empresa.
Como obter o Certificado Digital
A compra do Certificado Digital é altamente simplificada e ágil. Em pouco tempo é possível adquirir e começar a utilizar o recurso em seu negócio, facilitando a emissão de notas fiscais eletrônicas e demais processos em que se deseja implementá-lo.
Deseja saber mais ou solicitar um Certificado Digital para sua empresa? Faça o download do nosso Guia Rápido e entre em contato com a HZ.
Nenhum comentário