7 dezembro 2018 4 macrotendências para pequenos negócios em 2019
Preparado para encarar os desafios do próximo ano? Já sabe quais serão as tendências para o seu ramo de atividade e para a gestão de negócios de um modo geral? Um estudo do Sebrae do Paraná aponta algumas pistas.
Todos os anos a equipe da Unidade de Gestão e Inovação de Produtos do Sebrae paranaense produz o Caderno de Tendências, uma publicação técnica que traz informações de comportamento de consumo mais relevantes para os pequenos negócios. Na edição 2018/2019, o destaque são 4 macrotendências que devem nortear a vida dos empreendedores no próximo ano, conforme destacado pelo blog Clube dos Empreendedores, vinculado à entidade. São elas:
Sociedade e economia inteligentes
A tendência é ampla por conta da revolução provocada pela internet. Mudou muito o cenário e a maior transformação ocorre na relação cliente e empresas. Ao mesmo tempo em que tudo está diferente, novas tecnologias abrem novas possibilidades de uso inteligente por parte dos empreendedores. Vide o Blockchain, que se tornou conhecido por causa das moedas digitais como o Bitcoin, mas que começa a ter seu uso expandido para outras áreas.
Os novos comportamentos de consumo
O maior acesso à informação mudou radicalmente o comportamento do consumidor. Estão mais bem informados e sabedores do que desejam consumir e também mais críticos em relação à marcas. O desafio é conquistar a atenção a partir do uso de estratégias que também procurem conhecer melhor os hábitos para que a abordagem seja mais assertiva e com chances de fidelização.
Gestão para o futuro
Conforme o Caderno de Tendência do Sebrae PR, “o desenvolvimento humano, a finitude de recursos e a simplicidade são palavras em alta nesta macrotendência”. O cliente é convidado a participar das ações e a empresa, por sua vez, foca em inovar na abordagem com técnicas como o Storytelling visando impactar no valor percebido pelo cliente e pelos próprios colaboradores da empresa.
Experiências reais
Focar o desenvolvimento de produtos e serviços na perspectiva de oferecer experiências marcantes para o consumidor é uma tendência que pode fazer a diferença. Temos como “User Experience” já começam a fazer parte de muitos empreendedores e isso tende a crescer a medida em que o cliente vivencia a experiência de compra, com ações de interação antes, durante e depois do processo de aquisição do produto/serviço.
O Caderno de Tendências completo pode ser baixado gratuitamente, mediante cadastro, no site do Sebrae PR. Acesse aqui.
Nenhum comentário