ceo fo google - foto divulgação google

Rotina de trabalho flexível veio para ficar, diz CEO do Google

Quando a pandemia chegar oficialmente ao fim, como fica a rotina de trabalho depois de todas as mudanças que as empresas se viram obrigadas a fazer? A maior flexibilidade permanece ou tudo volta ao modelo tradicional?

Se depender do CEO do Google, Sundar Pichai, a rotina flexível, não só na gigante das big techs comandada por ele, mas nas empresas de um modo geral, deve ser adotada permanentemente, mesmo que alguns gestores pensem o contrário. “As pessoas terão muito mais autonomia e flexibilidade em suas vidas”.

ceo fo google - foto divulgação google

A declaração de Pichai foi feita durante participação ao podcast How it Build This! e reproduzida no Brasil em reportagem da Época Negócios. Ele disse ainda que:

“Daqui a dez anos, você definitivamente verá os funcionários com muito mais flexibilidade, pelo menos falando das empresas de tecnologia e empresas como a nossa. Nós, como empresa, internalizamos isso e acho que estamos abraçando como uma oportunidade de pensar sobre como o futuro será”.

O impacto da flexibilidade contínua no trabalho

O CEO destacou que experimentar e tornar a rotina flexível não o preocupa no que se refere ao trabalho dentro do Google, dado o histórico da empresa. “Há 20 anos desafiamos muitas noções do que poderia ser um local de trabalho”, citando o fato de poder misturar diversão e trabalho no mesmo espaço, por exemplo, o que “deixa todo mundo mais feliz e não torna as pessoas menos produtivas”.

Pra Pichai, a flexibilidade contínua na rotina de trabalho também tende a equilibrar as disparidades raciais e de gênero dentro de uma empresa, favorecendo especialmente as mães ou aqueles que não podem viver em metrópoles caras. “Não precisamos ser tão sensíveis à localização como antes”, disse.

A reconfiguração dos espaços de trabalho

A exemplo do que ocorre com outras empresas que adotaram o modelo de híbrido, usando o coworking como “posto avançado” para os encontros presenciais, o CEO do Google disse na entrevista que a opção pela flexibilidade permanente leva a uma configuração dos espaços de trabalho. “Em um futuro mundo flexível será essencial reconfigurar os espaços e também evoluir a tecnologia para se adaptar aos modelos de trabalho híbridos”, afirma.

 

Quer implantar o modelo de trabalho híbrido ao seu negócio, associado aos espaços compartilhados do coworking? Confira o case de um cliente da HZ que tomou essa decisão.

 



Nenhum comentário

Comentar