segundo semestre

5 dicas para seu negócio fazer a diferença no segundo semestre

No calendário dos negócios, o mês de junho é duplamente estratégico. É importante para aquele esforço final visando o cumprimento das metas do primeiro semestre e como momento de avaliação e planejamento do que será feito no segundo semestre do ano.

 

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Pensando nisso, reunimos a seguir 5 dicas que podem ajudar você a preparar seu negócio para os seis últimos meses do ano. Confira!

⭐ Avalie o desempenho de janeiro a maio para saber o que deu certo e o que não funcionou. Isso ajudará na construção de estratégias para ações mais imediatas (de fechamento de metas, como dito acima). Mas também para direcionar o que fazer de julho a dezembro, sendo que aquilo que deu resultado pode não só ser mantido, mas também mais explorado.

⭐ Defina as ações prioritárias para não desviar o foco daquilo que é realmente relevante. As informações do primeiro semestre são essenciais para isso. É importante investir tempo, dinheiro e energia naquilo que tem maior possibilidade de trazer novos resultados (mais clientes, mais receita…).

⭐ Dedique-se a observar mais o que acontece no mercado e na concorrência não para copiar o que estão fazendo, mas para medir a “temperatura”, como se diz, e ter uma projeção de como está e para onde caminha o segmento em que atua. Isso pode gerar insights que poderão fazer a diferença no segundo semestre, na comparação com o que você tentou e não conseguiu nos primeiros meses do ano.

Seja mais pró-ativo, caso chegue à conclusão que seu negócio está em uma “bolha” e não consegue angariar novos clientes nem criar pontes que o levam para outro perfil de público ou até para outras cidades e estados. Pense numa estratégia de marketing, usando canais digitais, por exemplo, mas também em um trabalho de prospecção de clientes de maior fôlego e frequência.

⭐ Por fim, faça as contas do primeiro semestre e não tenha receio de rever custos para otimizar recursos. Assim como na definição das ações prioritárias, o ideal é cortar ou ao menos reduzir despesas fixas, especialmente as que não impactam diretamente nos resultados. Trocar aluguel e manutenção de uma sede própria por um coworking é um exemplo clássico de medida para que o caixa possa ser usado para a oferta de novos produtos e serviços ou para investimentos em pessoal, marketing e vendas.

Os espaços compartilhados da HZ estão à disposição de você e seu negócio para fazer um segundo semestre com melhores resultados. Faça contato pelo WhatsApp e confira nossos planos.

 

Crédito de foto: Ijeab – br.freepik.com



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