negocio sustentável

O que fazer para ter um negócio sustentável e prosperar no mercado?

O sucesso de um negócio não ocorre por acaso nem por sorte. É fruto de muito trabalho e, especialmente, do olhar atento do empreendedor para o que ocorre dentro e fora do seu negócio. Exemplo disso está na lista de ações para tornar e manter o negócio sustentável e competitivo.

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O desafio fica ainda maior quando a pessoa empreende inicialmente por necessidade e não por causa de uma oportunidade. “Virar” essa chave é o primeiro passo em busca da sustentabilidade. E o mais é possível fazer para ter um negócio sustentável e que possa prosperar? É o que você confere a seguir.

Dicas para prosperar e ter mais sustentabilidade no mercado

1 – Identifique sua vocação empresarial

Para encontrar sua vocação empresarial, faça uma lista com as coisas com as quais você tem afinidade e é competente e esteja acima da média. Depois, liste demandas da sua comunidade. A possibilidade de sucesso é muito maior quando você é capaz de identificar inicialmente todos esses pontos.

2 – Mantenha o foco total no cliente

A razão de existir de um empreendimento é o cliente. Por isso, foque em conhece-lo para proporcionar o melhor atendimento e a melhor experiência de compra.

3 – Entregue o que tem valor para o seu cliente

Lembre-se sempre que todo cliente paga um preço pelo produto, mas quer receber um valor em troca. Ou seja, ele deseja um benefício concreto mais uma experiência incrível. Peça feedbacks para saber se a clientela percebe sua proposta de valor.

4 – Delegue tarefas para focar

Caso tenha uma equipe, mesmo que pequena, procure delegar tarefas, principalmente as mais operacionais. Isso não significar abrir mão da gestão, mas sim focar no que é essencial e estratégico para a sustentabilidade do negócio.

5 – Busque sempre o engajamento de sua equipe

Se há disposição de delegar tarefas, cabe também avaliar as formas de manter o engajamento da equipe sempre em alta. Promova atividades que tornem isso possível, como reuniões de acompanhamento de desempenho e treinamentos direcionados para necessidades identificados pelos próprios colaboradores.

6 – Pratique a inovação de forma permanente

É importante buscar um diferencial para se destacar no mercado. E isso só possível se o empreendedor desenvolver uma visão inovadora que traga benefícios para diferentes áreas do negócio e etapas na relação com os clientes.

7 – Tenha uma a gestão financeira eficiente

Sem controles gerenciais nenhum negócio consegue prosperar. Por isso, a gestão financeira é essencial para que haja um controle eficiente de contas a pagar e contas a receber, de estoque, e de fluxo de caixa. É o que serve de base para a tomada de decisão com maior assertividade.

8 – Construa parcerias fortes

Identificar parceiros estratégicos ajuda a fortalecer o negócio. E isso pode partir da visão de complementar produtos e serviços para agregar valor para o cliente e até socializar custos operacionais, por exemplo. Por isso, aproveite todas as oportunidades de praticar o networking.

9 – Tenha presença digital

“É na internet que as pessoas estão e é para a rede que os negócios caminham”. A frase do consultor e autor de best-sellers Gary Vee resume a necessidade de todo negócio manter uma presença digital relevante. Isso vale para ter um site informativo, uso de redes sociais e de plataformas de e-commerce e de marketplaces.

10 – Seja “beta permanente”

Recicle e atualize os seus conhecimentos sobre a operação e gestão do negócio, mas também esteja atento a suas atitudes empreendedoras, considerando evoluir em comportamentos, desenvolvendo constantemente seu perfil de líder e gestor.

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Fonte: Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae Nacional – Agência Sebrae de Notícias



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