4 fevereiro 2022 Você já leu sua newsletter hoje?
O formato de newsletter vive uma nova onda e torna-se um canal de comunicação das empresas tão importante quanto as redes sociais. Por trás dessa tendência, a certeza que o bom e velho e-mail não perderá sua relevância tão cedo.
Houve um tempo na internet que o envio de mensagens por correio eletrônico era praticamente forma de contato direto das empresas com clientes. E essa é uma das explicações para que as newsletter estejam em alta: a mensagem chega na caixa de entrada do cliente sem intermediários – leia-se algoritmos – como ocorre nas redes sociais.
Existem diferentes tipos de newsletters. Há aquelas que fazem uma espécie de curadoria de conteúdo (próprio ou também de terceiros), compartilhando dicas e informações com ou sem links. Há também aquelas que são um compilado de chamadas com links para os canais oficiais da empresa,
Apesar da relação direta com clientes, a newsletter não costuma ser usada como um “panfleto de produtos”. É um canal de relacionamento e não de venda direta. Em um recente evento da RD Station, um especialista em newsletter destacou que o formato não é um canal comercial para propaganda. “As empresas ganham se pensarem numa comunicação do nicho delas e que mostre que elas sabem com quem está falando”, disse Hernane Jr., CEO da the news.
Plataformas facilitam a criação e o envio de newsletter
Outro fator que explica o sucesso do formato na atualizada é a oferta de mais ferramentas que automatizam e facilitam tanto o envio quanto a gestão da base dos e-mails dos assinantes. A HZ, por exemplo, utiliza a ferramenta de e-mails do RD Station para disparar todos os meses sua newsletter com os principais destaques do blog, além das novidades no menu de serviços e promoções especiais.
O MailChimp ainda é uma das ferramentas mais populares para criação e envio de informativos por e-mail, mas surgiram outras como Substack e Pingback, ajudando a aumentar o número de newsletters sendo distribuídas.
Seja qual for a plataforma escolhida, é importante neste caso é ter uma periodicidade bem definida para criar o hábito entre os destinatários e para não correr o risco de arranhar a imagem por casa da frequência exagerada de mensagens enviadas.
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