Como o escritório virtual pode ser um aliado de quem trabalha em home office

De acordo com o Sebrae, dos 3,5 milhões de microempreendedores no Brasil, 48,6% trabalham em casa. A opção tem suas vantagens, ainda que muitas vezes seja motivada mais por necessidade do que escolha estratégica. Mas um dos inimigos do home office são as distrações que podem atrapalhar o trabalho, tirar o foco e prejudicar a produtividade.

escritório virtual aliado home office

A começar pela estrutura montada para o trabalho em casa, o home office. Se não for a mais adequada, com mesas, cadeiras e monitores que sejam ergonomicamente corretos, gera um incômodo que prejudica a continuidade do trabalho.

Há ainda as distrações que vêm de outros lugares da casa como a sala de TV, onde muitos acabam se “instalando” no sofá e trabalham ali, com o aparelho ligado, o que para os especialistas em produtividade é um erro para quem busca concentração. Existem ainda situações como dia de faxina, que também atrapalham o trabalho no home office por causa do barulho e do movimento fora do habitual, com aspirador de pó ligado e móveis fora do lugar.

Por isso, para garantir uma rotina produtiva, quem trabalha em esquema de home office deve sempre ter em mente a possibilidade de usar um escritório virtual, como os oferecidos pela HZ escritório virtual. O cliente pode usar uma sala de escritório ou de reuniões por hora ou tempo integral. Escolhendo o escritório você tem mais poder de concentração por não ter distrações visuais, que são comuns quando o ambiente de trabalho é compartilhado com o ambiente domiciliar.

As vantagens do escritório virtual

Os escritórios virtuais têm ainda o benefício de serem espaços profissionais que prezam também pelo conforto e pela saúde dos seus clientes por pensarem na ergonomia do espaço, que influenciam na escolha das cadeiras e mesas. Isso gera bem-estar e qualidade de vida, além de contribuir efetivamente na produtividade. Mais ergonomia, menos incomodo, mais produção. Até a posição do monitor merece atenção.

Se a escolha for pelo home office, uma ação importante é usar o escritório virtual para reuniões com clientes. Recebê-los em casa pode transmitir a mensagem errada: a de que você é pouco profissional. Além disso, uma reunião de trabalho em casa pode ser muito mais dispersa. O ambiente pode estimular muito “papo furado”, muito desvio do assunto foco da conversa. E isso é perda de tempo e de produtividade.

Para encerrar, relembre um vídeo que fez sucesso na internet e mostra uma situação engraçada que quem trabalha em casa pode enfrentar.

Trecho retirado do e-book “Escritórios virtuais: menos custos e mais produtividade”.

 



Nenhum comentário

Comentar