Para sair do papel, sua ideia tem que entrar na cabeça

Feedback – Muita gente acredita que ideia boa você não conta pra ninguém. Há uma certa verdade nisso. Porém o risco de alguém roubar a sua grande ideia é certamente menor do que o risco do investimento sem a certeza de que a ideia é mesmo rentável. Por isso, o feedback é tão importante, a começar pelas pessoas que você conhece, admira e confia. Pergunte ocasionalmente o que elas acham sobre o que você pensou – seja uma ideia de negócio, uma solução para um problema, uma oportunidade de investimento, enfim, quanto mais confiante você estiver na hora de tomar uma decisão, maiores são as chances do seu empreendimento dar certo. Um bom exercício é perguntar as fragilidades da sua ideia, ou seja, os pontos fracos. Assim, você fica sabendo de riscos que talvez nem tinha imaginado.

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PVM – Chegou o momento de testar sua ideia, isto é, criar um Produto Viável Mínino (do original em inglês MVP), que nada mais é do que a versão mais simples possível de um produto para ser lançada sem grandes esforços de tempo e investimento. O objetivo aqui é confirmar se a ideia imaginada é o que as pessoas vão querer consumir de fato.

Identidade – Já sabendo que a sua ideia funciona, vende, e tem futuro no mercado, o próximo passo é construir uma marca. Mas antes, é preciso assegurar a sua proteção com registros de marcas e patentes para evitar plágios, seja sua ideia baseada em uma nova tecnologia ou não; Considere contratar uma agência de comunicação para auxiliá-lo não apenas na escolha do nome da marca, do site e materiais impressos, mas principalmente na conceituação da nova marca, para que a empresa recém-criada possa seguir pelo mercado com um plano estratégico de comunicação bem denifido.

Prospecção – muitos empreendedores ficam tão preocupados em elaborar o plano de negócios, mas esquecem que primeiro deveriam fazer um plano básico de aquisição de clientes. Essa inversão é importante por exemplo, para saber o valor investido na divulgação do negócio. Afinal, uma estratégia de prospecção de clientes, contida num plano de marketing é fundamental inclusive para a captação de parceiros comerciais e investidores.



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