setor de serviços

Setor de serviços registra alta; saiba as atividades de melhor desempenho

Uma boa notícia para quem trabalha com prestação de serviços. De acordo com pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o setor registrou crescimento de 1,2% em setembro, na comparação com agosto, e atividades como as ligadas ao turismo tiveram altas expressivas.

setor de serviços

O levantamento do IBGE, divulgado no dia 12 de novembro, apontou também que com o desempenho de setembro, o setor de serviços acumulou alta de 0,6% em 2019 e 0,7% no período de 12 meses. Na comparação com o terceiro trimestre de 2018, o percentual também é positivo, com alta de 0,6% , considerado pelo IBGE como um desempenho mais dinâmico que o do segundo trimestre, que teve apenas 0,1% de variação positiva.

Grupo de atividades em alta

Dentro do setor de serviços, o IBGE também pesquisa e analisa os resultados obtidos em cinco grandes grupos de serviços. Veja os percentuais de crescimento em setembro:

  • Grupo de atividades com setores de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: 1,6%
  • Grupo de atividades com serviços profissionais, administrativos e complementares: 1,8%
  • Grupo de atividades com serviços prestados às famílias: 0,8%
  • Grupo de atividades com outros serviços: 0,5%

Apenas um dos grupos de atividades pesquisados, o que engloba os serviços de informação e comunicação, registrou retração na comparação de setembro com agosto, com queda de 1%. Mas quando comparado a setembro de 2018, o resultado dos empreendedores que prestam estes serviços foi positivo, com 2,2% de crescimento.

Comparação com 2018

O setor de serviços como um todo, comparando 2019 com 2018, registrou alta de 1,4%, segundo os dados do IBGE. E além do desempenho positivo do grupo de atividades com os serviços de informação e comunicação, os grupos que incluem outros serviços (11%) e os serviços profissionais, administrativos e complementares (2,9%) também tiveram expansão.

O grupo dos serviços de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio caiu 1,7%, enquanto os serviços prestados às famílias registraram queda de 0,3%.

Turismo em destaque

O índice da pesquisa do IBGE que acompanha os serviços ligados ao turismo registrou alta de 4,8% em setembro, na comparação com agosto. Ao comparar 2019 com 2018, houve um crescimento de 1% em setembro, puxado pela expansão da receita das empresas de locação de automóveis. Este ramo de atividade também contribui, ao lado de hotéis e serviços de catering, bufê e comida preparada, para a alta de 2,2% de janeiro a setembro, comparando o mesmo período de 2018.

E por falar em serviços…

A HZ Coworking Space possui uma série de serviços que ajudam você, empreendedor e profissional liberal, a tornar seu negócio mais rentável e seu dia a dia mais produtivo. Além de coworking, salas de escritório, de reuniões e de treinamento com toda a infraestrutura relacionada (telefone, internet de alta velocidade, monitores de TV), a HZ oferece serviços de endereço fiscal, atendimento personalizado, gerenciamento de agenda e certificação digital.

Saiba mais sobre os serviços da HZ e confira como contratar.



Nenhum comentário

Comentar