28 março 2022 Brasileiro quer trabalho híbrido ou remoto em 2022, diz pesquisa da Microsoft
A maioria dos brasileiros prioriza o bem-estar ao trabalho. E sobre sua rotina, a preferência é pelo trabalho híbrido ou remoto em 2022. É o que aponta uma pesquisa global da gigante de tecnologia Microsoft.
Foram ouvidas 31 mil pessoas de 31 países com o objetivo de montar um “mapa” de tendências e expectativas dos profissionais sobre novos hábitos e rotinas adotados ao longo da pandemia do coronavírus.
Confira os principais pontos levantamentos pela pesquisa.
Híbrido e remoto no Brasil e no mundo
De acordo com os dados reunidos pela Microsoft, 58% dos brasileiros consideram a possiblidade de mudar sua rotina de trabalho para o modelo híbrido ou para o remoto ao longo de 2022.
No mundo, 57% dos que estão em trabalho à distância, avaliam migrar para o híbrido. E 51% dos profissionais que estão no modelo híbrido, disseram ter vontade de mudar para 100% remoto.
Como curiosidade, a pesquisa traz um dado sobre quem aderiu ao trabalho híbrido e pode ser um alerta para a comunicação das empresas: 38% afirmaram que o maior desafio é saber quando e porque ir ao local de trabalho, seja a sede da empresa, seja o coworking para reuniões.
Neste cenário, a avaliação é que as mudanças na rotina de trabalho, muitas aceleradas por causa da Covid-19, vieram para ficar, mas estão longe de serem definitivas. Ou seja, os profissionais ouvidos pela Microsoft levam em conta a possibilidade de uma relação com as empresas de maior flexibilidade sobre como deve ser a rotina.
Bem-estar e características desejas pelos profissionais
Por causa de tudo o que envolveu até aqui a pandemia, o bem-estar se tornou um item importante para os profissionais. E isso inclui cuidados com a saúde física e mental. E segundo a pesquisa, tem peso na decisão sobre a rotina de trabalho.
No Brasil, 71% disseram que bem-estar é prioridade e não o trabalho. No resultado global, o índice cai, mas segue sendo maioria: 53% dão mais importante ao bem-estar que ao trabalho agora do que antes da pandemia.
Além disso, a pesquisa lista as principais características que os profissionais passaram a avaliar em suas empresas e em possíveis novas oportunidades de emprego.
- 46% – Cultura positiva
- 42% – Benefícios de saúde mental e bem-estar
- 40% – Senso de propósito
- 38% – Horário flexível
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