Dia do Cliente: Aproveite a data e avalie ações e canais de relacionamento

15 de setembro, Dia do Cliente, não é somente uma oportunidade para promoções especiais nem para repetir frases feitas como “cliente tem sempre razão”. É também uma boa ocasião para o empreendedor avaliar e rever seus canais de relacionamento.

A dica é do Sebrae. Recentemente, a entidade de apoio aos micro e pequenos empresários fez uma pesquisa que indicou um investimento maior em estratégias online para atender um cliente cada vez mais conectado e bem informado graças ao uso da internet. Por isso, os empreendedores passaram a focar em e-commerce e também na presença em mídias sociais. “O novo cliente, totalmente conectado, influencia as mudanças no comportamento das empresas, que passam a ser cada vez mais digitais para atendê-lo”, analisa a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, 72% dos pequenos negócios utilizam o WhatsApp para se comunicar com clientes, enquanto 40% possuem página no Facebook, sendo essas as duas ferramentas mais usadas atualmente pelas micro e pequenas empresas (MPE) na divulgação de produtos e serviços. Além disso, o levantamento do Sebrae também revelou que o número de empresas com páginas na internet mais que dobrou entre 2015 e 2018, passando de 11% para 27% das MPE.

Capriche no atendimento e invista no digital

Heloisa Menezes lembra que o cliente é a razão de existir da empresa, independente do porte ou do ramo de atividade. “Por isso, deve ser valorizado em todos os processos do negócio, desde a construção de uma marca que crie identificação com o público, à oferta de um ambiente acolhedor e um atendimento confiável e eficiente”, destaca.

Como já destacado no blog da HZ, é preciso incrementar o relacionamento e caprichar ainda mais no atendimento ao cliente, especialmente este que chega ao estabelecimento já sabendo exatamente o que procura e é ativo nas redes sociais. Neste Dia do Cliente, vale a reflexão. Afinal, o desafio é transformá-lo em “embaixador” de seu negócio, ajudando a aumentar a clientela. Não é fácil, mas é possível.

Se ainda não investe no ambiente online, confira as dicas da HZ para dar os primeiros passos no marketing digital para atrair e fidelizar seus clientes.



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