Empreendedor de primeira viagem: dicas para uma gestão de sucesso

Passadas as etapas burocráticas relacionados ao processo de abertura de sua empresa, é chegada a hora do empreendedor pensar na rotina de gestão do negócio.

É o momento que você, empreendedor, define sua estrutura física, incluindo a escolha, por exemplo, do escritório virtual como local para centralizar a gestão do seu negócio. O que norteia essa etapa é que está definido no Plano de Negócios, respeitando principalmente o que foi apontado no orçamento inicial.

Gastar mais do que o previsto na fase inicial do negócio pode ser prejudicial e levar a um prejuízo difícil de cobrir a curto prazo. Lembre-se que você está ainda se posicionando no mercado e buscando clientes e, por consequência, buscando receita. Por isso, é importante que você defina e respeite qual será seu potencial para investimento inicial no negócio justamente para não criar dívidas desnecessárias.

Além da estrutura física e itens como material de escritório e ferramentas de divulgação (site, e-mail, cartão de visitas…), há uma outra etapa na montagem de sua empresa que merece atenção. Trata-se da estruturação dos processos de captação de recursos e de clientes, de vendas, de aluguel, de administração e de gestão. Os processos devem ser estabelecidos com base nos serviços que a empresa presta ou nos produtos que comercializa, a estrutura física e a equipe para que haja assim a otimização dos recursos. É como no futebol: os processos definidos fazem seu negócio “jogar por música”.

Gestão com controle

Com base na estruturação dos processos, a gestão e o controle são fundamentais para que o negócio possa se desenvolver e obter resultados positivos, fugindo das estatísticas de falência de empresas nos seus primeiros seis meses. Para isso, o empreendedor precisa acompanhar de perto os processos de sua empresa.

O uso de ferramentas de controle ajuda em todo esse processo. No quadro abaixo estão alguns exemplos dessas ferramentas. Leia e escolha a que melhor atende a necessidade de seu negócio.

Área Comercial Controle de transações de vendas e aluguel;

Controle de comissões;

Controle de metas;

Controle de campanhas de marketing;

Controle de atendimento e pós-atendimento.

Área Financeira Controle de caixa e bancos;

Controle de contas a receber e a pagar;

Previsão financeira (fluxo de caixa);

Controle de custos;

Balanço e demonstrativos de resultados.

Administrativo e RH Controle de compras;

Controle de estoques;

Controle de imobilizado;

Controle de férias;

Controle de treinamentos.

É importante destacar também a necessidade de o empreendedor e seu time de trabalho se manterem atualizados, realizando cursos, participando de palestras e workshops periodicamente. Eventos como esses são essenciais para o crescimento da empresa e engajamento da equipe, tanto no que diz respeito ao conhecimento, quanto para a realização de novos negócios, prospecção de clientes enfim, networking.

O uso de aplicativos para gestão financeira e também para gestão de tempo e de tarefas também são boas alternativas. Essas são tecnologias que facilitam o processo de gestão empresarial.

Florianópolis para empreendedores

Estar em um ambiente que respira empreendedorismo ajuda quem está empreendendo pela primeira vez. É o caso de quem abre um negócio em Florianópolis. Saiba, você que é um empreendedor de primeira viagem, que de acordo com o Índice das Cidades Empreendedoras 2016, feito pela Endeavor Brasil, a Capital catarinense aparece na segunda posição, como cidade empreendedora brasileira, ficando atrás apenas de São Paulo. Na pesquisa, Florianópolis é considerada a vice-líder no Índice de Inovação, além de “exemplo de planejamento e da importância dos formuladores de políticas públicas para o desenvolvimento econômico, institucional e social, em uma história que começou há mais de 30 anos, com foco intenso na formação de boas escolas e universidades”.



Nenhum comentário

Comentar