Motivar e liderar profissionais à distância

Quando se trabalha à distância e através de home office com uma equipe virtual, o sistema de execução de projetos é um pouco diferente do convencional, que ocorre dentro de instituições físicas.

Por exemplo, é comum que se avalie o desempenho de um profissional pelo tempo de execução de um determinado projeto destinado a ele, e não pelo cumprimento de horas diárias.

Porém, um problema presente nas duas formas de trabalho, mas que pode ser um enorme agravante quando falamos de empresas virtuais, é a falta de comunicação entre a equipe.

Ao ter profissionais exercendo suas funções a distâncias esbarramos em diversos “probleminhas” que podem prejudicar o desempenho dos mesmos. Um bom líder precisa estudar cada profissional de sua equipe, lembrando sempre que se trata de pessoas, e pessoas precisam constantemente de motivação, ainda mais quando estão trabalhando de um ambiente tão pessoal como sua própria casa.

Existem diversas formas de controle e motivação que podem ser aplicadas. Confira!

Estipule metas!
– Você não precisa cobrar diariamente horário e obrigações de seus funcionários. Estipule metas diárias e mensais, assim eles mesmos se empenharão em cumprir as atividades e mostrar resultados.

Faça reuniões!
– Promova reuniões, e elas não precisam ser constantemente presenciais. Lembre-se: apesar de você ser o líder da equipe é preciso mostrar presença, por isso esteja sempre em contato por e-mail, chats, skype ou telefone.

Mostre as vantagens!
– Relembre sempre aos seus colaboradores as vantagens de trabalhar em casa, e a liberdade que eles têm para organizar seus horários e estimular a produtividade. Perder essa “mordomia” seria pior para quem? Nesse caso, sempre mostre os dois lados da moeda de maneira singela.

Dê feedback!
– Essa é uma das partes mais importantes, e voltamos a falar sobre a relevância de um líder mostrar presença. Muito se espera dos funcionários quando falamos de resultados e ideias, mas um bom líder deve sempre dar sua opinião também. Diga aos seus funcionários o que está bom e o que está ruim. Essa é a maneira mais eficiente de lapidar a equipe e reparar os erros.

 



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