20 julho 2018 Números confirmam tendência de crescimento de startups no Brasil
O movimento das startups brasileiras está longe de ser uma onda passageira. Muito pelo contrário. O modelo de negócio tem atraído cada vez mais empreendedores e os números confirmam a tendência de crescimento do mercado em todo o Brasil e, em especial, em Florianópolis.
Em todo o Brasil, conforme reportagem da Agência Brasil, estima-se que atualmente o país possui em termo de 6 mil startups, mais do que o dobro em relação há seis anos quando se começava a discutir o modelo de negócio entre empreendedores brasileiros. Mas o número pode ser ainda mais expressivo. Segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups) o total de startups pode estar entre 10 mil a 15 mil, mas muitas ainda estão na fase de ideias e nem todas tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), muitas ainda estão em processo de abertura da empresa.
O maior número de startups brasileiras está concentrado nos estados de São Paulo (41%), Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro(9,7%). Entre as capitais, considerando o número de empresas por habitantes, Florianópolis desponta na liderança, o que justificou a escolha da cidade com sede da primeira edição do Startup Summit, evento promovido pelo Sebrae e que reuniu mais de 2.300 participantes nos dias 12 e 13 julho de 2018 para uma jornada de palestras, debates e muito networking. E também confirma a vocação da cidade para abrigar negócios do setor de tecnologia.
Das empresas cadastradas na base de dados da ABStartups, ainda segundo reportagem da Agência Brasil, 72% são lideradas por jovens entre 25 e 40 anos de idade, 87,13% são comandadas por homens e 12,3% por mulheres. Os setores que mais se destacam no mercado de startups são educação (edutechs), agronegócio (agtechs), finanças (fintechs), internet, propaganda, comunicação, comércio eletrônico e saúde e bem-estar. Há também um número expressivo de startups nos setores de logística e mobilidade urbana, entretenimento, eventos e turismo.
A missão da startup
A missão de toda startup é encontrar a solução para um problema a partir de ideias inovadoras e o uso de tecnologia em um modelo de negócio com baixo custo, maior agilidade e alta potencialidade de crescimento. Por causa especialmente destas características, muitas startups optam pela estrutura de um escritório virtual ou coworking, com melhor custo-benefício do que alugar ou comprar e montar uma sede própria. Da mesma forma, para também ter mais agilidade nos processos burocráticas, empreendedores que estão à frente de startups podem contratar serviço de endereço fiscal para o registro da empresa.
No caso de Santa Catarina, como exemplo da importância dado ao setor de tecnologia, há ainda o benefício fiscal concedido para negócios de e-commerce e que atrai também empreendedores sediados em outros estados. Para tirar proveito da vantagem, basta ter um endereço fiscal de Florianópolis, por exemplo. Ou seja, a operação do negócio pode ser feita fora do estado, mas o endereço informado no contrato social deve ser de uma cidade catarinense para que haja redução de impostos para a loja virtual.
Em outra etapa na trajetória das startups, a participação em rodadas de negócios é uma constante. O modelo de apresentação de ideias, o pitch, tornou-se mais popular justamente por causa do uso feito pelas startups, podendo ser adotado por empresas de diferentes segmentos e propósitos. Basta preparar um pitch “matador”, que seja capaz de conquistar o interesse de novos clientes, investidores e parceiros.
Quer experimentar o modelo de pitch em uma rodada de negócios?
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