Rodada de negócios: Boas práticas para apresentar sua ideia

Participar de uma rodada de negócio é a oportunidade para que empreendedores encontrem novos clientes, investidores e parceiros. É também uma ótima ocasião para apresentar ideias e receber feedback de outros empresários que ajudam a aprimorá-las.

rodada de negócios

A realização de rodada de negócios não é uma novidade. Mas o crescimento do mercado de startups tem contribuído para que a prática se torne mais frequente e ganhe novas características, melhorando o processo e tornando as apresentações muito mais dinâmicas e eficazes. O chamado pitch é o momento em que um empreendedor toma a palavra para fazer seu discurso de venda (do seu negócio, do seu serviço, da sua ideia…).

A prática serviu de inspiração até para reality shows, como é o caso do Shark Tank, produzido nos Estados Unidos e com versão também no Brasil. Em um determinado tempo (3min a 5min, por exemplo), empreendedores defendem sua ideia ou negócio, destacando características, benefícios, problemas que ajudam a resolver, lucratividade e que tipo de negociação deseja fazer. No Shark Tank, por exemplo, é comum que o participante proponha trocar um percentual da empresa por um determinado valor de investimento para um fim específico (aumentar a produção ou investir em marketing, por exemplo).

O pitch geralmente é feito para um grupo de outros participantes. Mas numa rodada de negócios, a apresentação também pode ser mais direcionada. Ou seja, o empreendedor pode falar de sua empresa para um único cliente em potencial ou investidor, o que já torna o processo muito mais direto para o fechamento de negócio. De qualquer forma, o sucesso da participação em uma rodada de negócios está sempre ligada à apresentação da ideia ou do negócio. Pensando nisso, listamos a seguir algumas das boas práticas que o empreendedor pode adotar na sua vez de “vender o peixe”. Leia com atenção e bons negócios.

Dicas para apresentações numa rodada de negócios

Tenha atitude

É importante transmitir confiança e crença no que está apresentando. Por isso, evite uma apresentação “robotizada” e esforce-se em transparecer verdade em cada palavra.

Seja criativo

Mesmo que não tenha experiência em falar em público, busca formas de conquistar a atenção da plateia. Usar de criatividade não quer dizer ser engraçado, mas sim usar elementos que cativem ou surpreendam quem está ouvindo seu pitch. Faça analogias, use exemplos e até elementos “de cena” que ajudem a reforçar o que está demonstrando.

100% objetivo

Não faça um discurso telegráfico, mas também não “estique” demais a conversa. Elabore um roteiro da apresentação e foque em ser 100% objetivo para direcionar toda a conversa para o que realmente interessa: sua ideia ou seu negócio.

Prepare-se para surpresas

Além de tudo o que será dito e mostrado na apresentação, é recomendado que o empreendedor também previna-se de possíveis perguntas de quem está ouvindo. Por isso, prepare-se, estude seu negócio, busque mais referências, antecipe-se para possíveis questionamentos sobre temas relevantes, como por exemplo, dúvidas sobre o perfil do público-alvo.

Estude os números

Tenha em mente que o sucesso de um pitch passa também pela análise de números. Ao ser questionado sobre faturamento, vendas, clientes, produção, a resposta nunca pode ser “não sei”. Toda a apresentação pode redundar em fracasso, mesmo que bem feita, só porque faltou a informação sobre algum número.

Tenha paciência e autocontrole

Expor suas ideias e defender seu negócio é um desafio e tanto para qualquer empreendedor. Por isso, junto com a confiança, deve-se ter também uma boa dose de paciência e de discernimento de que numa rodada de negócios possam surgir questionamentos, críticas e dúvidas sobre o que está sendo apresentado. Não leve para o lado pessoal e pratique o desapego para ouvir, absorver e filtrar o que está sendo apontado para o bem do negócio.

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