Networking: boas práticas para turbinar sua rede de contatos

As redes sociais encurtaram distâncias para quem deseja fazer networking. Mas será que não trouxe também uma boa dose de acomodação quando o assunto é ampliação e diversificação da redes de contatos?

 

Quando se fala em networking, as redes sociais não podem ser desprezadas. Muito pelo contrário. A facilidade que LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter proporcionam em termos de proximidade ajudam muito quem busca contatos para gerar oportunidades de negócio.

O que deve predominar, no entanto, é um equilíbrio para não ficar preso numa bolha ou num mesmo universo de pessoas, em vez de construir pontes para justamente turbinar sua rede com novos contatos. Ou seja, pessoas diferentes precisam saber quem você é, o que faz e como faz para lá na frente gerar prospecção com foco no fechamento de negócio. Frequentar um coworking, por exemplo, pode ajudar nessa tarefa.

Portanto, anote aí:

Use as redes sociais, mas não esqueça de participar de eventos, de trocar o bom e velho cartão de visitas e de ter o que compartilhar e que não seja somente divulgação do que faz, mas um dado, uma dica que possa ser outro para sua rede de contatos. Afinal, nunca é demais lembrar que o networking não tem apenas o propósito de fechar negócio.

Também pode servir de fonte de aprendizado e de conexão com mentores, especialistas e até investidores. Ou seja, é um meio para se manter atualizado e em estágio de “beta permanente”, sempre aberto para absorver novos conhecimentos.

Para ajudar você a tirar o melhor proveito do networking, reunimos a seguir uma lista de boas práticas elaboradas pela Endeavor, uma das principais entidades de apoio e incentivo ao empreendedorismo no mundo.

Boas práticas para sua rede de contatos

1) Compartilhe o que você está lendo

Quando você receber uma newsletter interessante, ler um artigo ou ver um vídeo que possa interessar alguém da sua rede, envie para essa pessoa de forma personalizada. No e-mail ou na mensagem de WhatsApp, faça questão de dizer: “Lembra que você comentou isso comigo? Talvez isso seja interessante pra você”.

2) Faça almoços, cafés e reuniões pequenas

Em vez de fazer com uma única pessoa, reúna duas ou três para dar mais vida ao encontro. As duas pessoas que não se conheciam acabam começando ali uma relação em que você é o conector. Nesses casos é preciso ter uma sensibilidade extra para fazer o ‘matching’, mas com certeza é uma prática mais eficiente do que uma introdução por e-mail.

3) Esteja disponível para ajudar as pessoas quando elas mais precisam

Quando uma pessoa está em transição de carreira ou iniciando um novo negócio, por exemplo, está mais vulnerável a qualquer tipo de ajuda. Esse é um momento em que uma dica ou uma conexão podem ter um impacto gigante. Às vezes, três minutos para pensar em quem são as pessoas da sua rede que podem ajudá-la já fazem diferença para aprofundar sua relação.

4) Use cada pessoa que você conhece para conhecer uma nova

Comece com a rede que você já tem hoje: clientes atuais, antigos sócios ou mesmo amigos que fizeram faculdade com você. Use cada uma dessas pessoas para expandir sua rede. Quem eles conhecem que poderia ser um potencial investidor? Será que seu cliente atual não pode indicá-lo para um novo? E o amigo da faculdade, será que pode contratá-lo como fornecedor?

5) Faça sempre o follow-up depois do primeiro contato

Envie um e-mail agradecendo pela conversa, mas inclua sempre uma proposta de ação no final para engrenar a conversa. Se você conversou com alguém em um evento sobre um desafio específico da sua empresa, lembre-se de mandar uma mensagem depois contando o que você fez depois da conversa, mas não pare por aí. Se for uma mensagem de atualização, poderá se encerrar com uma resposta de agradecimento.

6) Faça dos eventos que você participa uma fonte de novos contatos

Se você quer conhecer novas pessoas, tem que ir aonde as pessoas se encontram. Hoje, existem infinitas oportunidades para fazer networking, mas isso não significa que você precise abraçar todas. Por isso, mapeie os eventos mais conhecidos do seu setor: feiras, convenções, simpósios, festivais, hackathons, palestras ou meetups. Lembre-se de listar seu objetivo e o tipo de pessoa que você deseja conhecer: novos clientes, possíveis fornecedores ou investidores.

Fonte: Endeavor

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