Cartão de visita: por que é tão importante e como fazer bom uso

Mesmo em tempos digitais, o cartão de visita continua sendo um item importante no mundo de negócios. Serve como meio de formalizar apresentações, fortalece o networking e pode até abrir caminho para parcerias e fechamento de negócios.

“Antes de mais nada, não se deve esquecer que o cartão de visita é um material promocional que identifica uma pessoa e uma empresa”, escreve o consultor Ricardo Dorés. “O cartão de visita reflete a identidade e a imagem corporativa da empresa, razão pela qual é considerado como uma ferramenta de grande valia para o profissional”, completa.

Não há um padrão para o cartão de visitas. Os modelos são cada vez mais variáveis em termos de tipo de papel, design e uso de cores e tipologia. Tudo depende do gosto do dono e eventualmente também do ramo de atuação. Por exemplo, um cartão de visita de uma imobiliária pode ter a logo da empresa, mas também um ícone (como o telhado de uma casa) para reforçar a identificação com o ramo de atividade.

Por outro lado, aspecto gráfico à parte, o cartão de visita não pode deixar de trazer os principais dados de contato, sempre atualizados. Em muitos casos, há quem opte por versões mais enxutas do cartão, com poucos dados. Há quem coloque nome, função, e-mail e telefone. Outros incluem sempre o endereço, mesmo quando não faz a diferença para o tipo de negócio (o cartão de visita de uma loja, por exemplo, faz sentido ter o endereço; um consultor pode destacar mais seu telefone e e-mail).

Preparamos a seguir uma compilação com boas práticas a respeito do uso do cartão de visita. Veja a seguir e bons negócios.

Boas práticas no uso do cartão de visita

Em artigo sobre a importância do cartão de visita no networking, o consultor Marcelo Miyashita destaca os cuidados e práticas que devem ser observados no momento da troca. Confira.

  • Troque cartões no início da conversa e não espere a outra pessoa entregar o dela. Entregue o seu e, caso a pessoa não tenha um cartão, anote os dados de contato até para mostrar que tem interesse em dar continuidade à conversa.
  • Quando receber um cartão, leia por cinco segundos para demonstrar atenção e também ter assunto para dar prosseguimento ao networking.
  • Quando trocar um cartão, mantenha-o à mão. Isso é uma forma de valorizar o cartão da outra pessoa e de memorizar os dados.
  • Escreva no verso do cartão de cada pessoa palavras-chaves que irão te ajudar a reconhecê-la posteriormente.
  • Um último passo após a troca de cartões é registrar em uma planilha, CRM ou sistema de gestão de email marketing as informações de cada cartão de visitas para organizar os contatos e facilitar o uso em ações de relacionamento e marketing.

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