Boas práticas para criar e manter parcerias de resultado

Firmar parcerias ajuda o dono de um negócio a ganhar competitividade e é uma das formas usadas para ampliar resultados. Mas você sabe como encontrar os parceiros ideais?

O primeiro passo para você investir na busca de parcerias é responder uma pergunta: Estou preparado para ser parceiro de outros empreendedores? Sim, esta é uma pergunta essencial porque parceria é via de mão dupla. Ou seja, é uma relação ganha-ganha, como se costuma dizer, em que as duas partes contribuem uma com a outra. Isso significa que você precisa dar para também receber, o que muitas vezes pode exigir flexibilidade para negociar (entregas e até valores diferenciados) e espírito colaborativo.

Pare e pense: está preparado para uma parceria?

Feita a autoavaliação, o passo seguinte é analisar seu negócio e mapear qual o perfil dos parceiros que você precisa encontrar. A ideia é firmar parcerias que complementem o que você faz ou que supram necessidades suas e até de seus clientes. A lógica é estar cercado de especialistas que possam ser acionados em situações nas quais você está diretamente ligado (um projeto para um cliente seu) ou indiretamente, fazendo apenas a indicação do profissional ou da empresa parceira.

Exemplo:

Um advogado pode ter uma parceria com um escritório de contabilidade e juntos podem trabalhar na constituição de uma nova empresa para um cliente. Ou esse advogado pode indicar o escritório para o cliente que esteja precisam de consultoria sobre benefícios fiscais ou até mesmo para fazer a declaração de Imposto de Renda.

Proximidade e afinidade resumem bem uma parceria. Você tem para quem ligar ou quem indicar sempre que uma demanda nova surge. Este é um bom critério para definir uma parceria. É o que ocorre no caso da HZ escritório virtual com as empresas de contabilidade. Os serviços se completam. O escritório pode sempre indicar a HZ caso um novo cliente precise, por exemplo, de um endereço fiscal para registrar sua empresa ou de um certificado digital. A HZ por sua vez, até divulgar os contadores parceiros para seus clientes no site.

9 dicas para criar e manter parcerias

Confira o que propõe Ed Rigsbee, autor do livro “A arte de fazer parcerias”, para que um empreendedor faça parceiros com sucesso.

  1. Prepare-se para ceder uma parte do controle –  Reforça a ideia da autoavaliação.
  2. Entenda seus pontos fortes e fracos – Exercício para saber que tipo de parceria precisa.
  3. Escolha o parceiro correto – Lembre-se que tem que ser boa para as duas partes.
  4. Chegue a um consenso – Defina o que quer receber e o que quer entregar.
  5. Adote um código de ética – Postura ideal para ser e ter parceiros de negócios.
  6. Faça mais do que o acordo – Ir além ajuda a fortalecer parcerias.
  7. Seja paciente – Toda relação está sujeita a oscilações, por isso, paciência.
  8. Monitore e meça – Como tudo num negócio, analisar é parte importante do sucesso.
  9. Comemore sempre – Motivação é o combustível para a parceria render ainda mais,

Onde estão os parceiros

As relações pessoais costumam ser as maiores fontes de parcerias. Amigos de longa data que seguem caminhos profissionais diferentes acabam estreitando os laços sendo parceiros de negócios. Mas praticar o networking para encontrar outros e novos parceiros é essencial. Por isso, é recomendado participar de eventos, como palestras e workshops, e trocar muitos cartões de visitas. O mesmo vale para feiras e congressos nas suas áreas.

Os seus futuros parceiros também podem estar mais perto do que você imagina. O seu vizinho de porta tanto em casa quanto no trabalho, por exemplo, pode ter um serviço que seja interessante para você e vice-versa. Mas a parceria pode estar ao lado, na mesma mesa. É o que costuma ocorrer com quem opta por trabalhar num ambiente de coworking. Diariamente, empreendedores e profissionais liberais de diferentes áreas de atuação compartilham sua rotina de trabalho e podem, a partir disso, identificar pontos em comum e estabelecer conexões duradouras.

Quer experimentar? Conheça o coworking da HZ.



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