7 fevereiro 2020 Emissão de Certificado Digital bate recorde e alcança melhor janeiro em 18 anos
2020 começou com recorde na certificação digital no Brasil. De acordo com a ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), em janeiro foram emitidos mais de 500 mil certificados digitais, a maior marca do mês desde o início da emissão, há 18 anos.
Na comparação com janeiro de 2019, o crescimento na emissão de Certificado Digital foi de 17%, conforme a ICP-Brasil, que é o órgão responsável pela gestão da certificação digital no Brasil, vinculado ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Veja no quadro a comparação de janeiro de 2020 com o mesmo mês de 2019, 2018, 2017 e 2016.
Com a marca, janeiro de 2020 (501.822) passa a ser o quinto mês com maior número de emissões, perdendo para outubro de 2019 (510.226), novembro de 2019 (505.207), agosto de 2018 (504.683) e maio de 2019 (502.453).
Na avaliação da entidade, o recorde do mês de janeiro confirma a tendência que já havia sido observada no ano passado de aumento expressivo na emissão mensal de certificados. Ou seja, é um mercado aquecido com uma procura maior e recorrente pela emissão para obtenção dos benefícios proporcionados pelo uso do Certificado Digital, como os exemplos a seguir.
6 usos e benefícios do Certificado Digital
🔐 Abertura de empresa
O Certificado Digital agiliza o processo de abertura de empresas. Em Santa Catarina, a Junta Comercial faz toda a operação mediante uso da certificação, o que facilita o envio de documentos via internet e de forma segura, o que agiliza prazos para registro e também para alterações no Contrato Social da empresa.
🔐 Nota fiscal eletrônica
Quem emite nota fiscal eletrônica em Florianópolis, por exemplo, precisa ter obrigatoriamente um certificado digital e-CNPJ. Sem ele, a operação de emissão da nota não é permitido. É preciso estar com o certificado no computador para acessar o site e gerar a NFe.
🔐 Assinatura Digital
Como já destacado no blog da HZ, com a Assinatura Digital, gerada a partir da aquisição do Certificado Digital, os trâmites relacionados a reconhecimento de firma em cartório se tornam muito mais ágeis e práticas. Essa opção pode ser feito de modo remoto, via computador, sem a necessidade de deslocamento até o cartório para assinatura em papel.
🔐 Diploma Digital
A expansão do uso da certificação digital chegou até a educação. E o Diploma Digital já é uma realidade, conforme decisão do Ministério da Educação. Em fase de testes na Universidade Federal de Santa Catarina, a versão digital, com mesmo valor que o de papel, elimina as chances de fraudes, torna o processo mais barato e permite o acesso dos formados em múltiplas plataformas, inclusive o smartphone.
🔐 Prontuário Digital
A área da saúde é outra em que o Certificado Digital tem sido usado para dar mais agilidade e segurança de informações vitais na relação de médicos e pacientes. O atendimento fica mais eficiente e com o acesso mais fácil a todo o prontuário, permitindo ainda que possa haver troca entre médicos de diferentes especialidades em ambiente digital.
🔐 Mercado imobiliário
No mercado imobiliário, o Certificado Digital abre portas para uma maior agilidade no trâmite de documentos relacionados a contratos de compra, venda e aluguel de imóveis. A “papelada” fica no passado com a validação jurídica de toda a documentação feita com o uso do Certificado Digital. Para as empresas do setor, isso também representação uma redução importante nos custos fixos do negócio.
Estimativa para 2020
Atualmente, são mais de 8,9 milhões de certificados digitais ativos no país. A ICP-Brasil estima que em 2020, partindo do início positivo em janeiro, o setor de certificação digital deverá atingir um crescimento ainda maior. A projeção de emissão é de mais 6,3 milhões de certificados, o que representa um incremento em 15%.
Nenhum comentário