5 tendências de negócios para 2023

5 tendências de negócios para 2023

Já começou a pensar e planejar suas ações para 2023? Quem quer diversificar as atividades ou agregar novos produtos e serviços, deve estar atento e observar os movimentos do mercado em que atua para identificar tendências de negócios para 2023.

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Para ajudar nesta tarefa, destacamos a seguir uma lista com cinco tendências de negócios para 2023 reunidas a partir de uma análise feita pelo Sebrae. Inspire-se e bons negócios!

Ser digital

Não é de hoje que a tecnologia é parte essencial no desenvolvimento e crescimento de um negócio. Mas nunca é demais avaliar se você está usando realmente todas as ferramentas digitais que podem ajudar a conquistar novos clientes (ou até um novo público) para obter novas receitas e a gerenciar melhor diferentes setores da empresa. Ou seja, mais do que nunca, invista em transformação digital e não deixe de repensar seu mindset.

Sustentabilidade e consciência ambiental

Adotar boas práticas ambientais não faz bem somente para a gestão e a sustentabilidade do negócio. Pode fazer bem também como oportunidade de negócio. Isso porque a valorização de produtos e serviços ecologicamente corretos continua em alta, mesmo não sendo uma novidade, atraindo um público fiel e engajado – o que sempre ajuda a ampliar a visibilidade de bons negócios.

Vida saudável

Produtos e serviços focados na promoção da saúde física e mental ganharam mais espaço por causa da pandemia. E isso ajudou a expandir desde a prestação de serviços como o trabalho de personal trainers via internet até o desenvolvimento de tecnologias, como aplicativos, que ajudam na prática de atividades físicas. O mesmo vale para planos de emagrecimento e mudanças de hábitos que atraem um público cada vez maior, interessado não só em questões estéticas, mas essencialmente na prevenção de doenças.

Clubes de clientes

Especialmente em negócios nichados, que atendem público bem específicos, o empreendedor pode adotar a estratégia de criação de um clube de clientes ou de assinantes, dependendo do segmento em que atua. A ideia é atrair um público fiel interessado em ter acesso aos produtos e serviços que deseja de forma prática (com previsibilidade) e geralmente por valores atrativos. Esse tipo de clube já é comum nos mercados de vinhos, de alimentos e de livros, por exemplo, e para a empresa que o oferece, a vantagem está em contar com um receita recorrente.

Infoproduto

Você com certeza já viu chamadas e até já deve ter adquirido um infoproduto nos últimos anos. Assim são chamados os produtos em formato digital que são comercializados em plataformas na internet. Diferente dos e-books, por exemplo, que são parte de uma estratégia de marketing digital e são distribuídos gratuitamente, a ideia do infoproduto é ser comercializado. Na lista de exemplos, destaque para os livros digitais, cursos online, guias (de viagem, de receitas….) e tutoriais diversos. O desafio, para quem quer seguir a tendência, é identificar um público, um tema e um formato que seja atraente e cativante a aponto de gerar o interesse de compra.

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