Mindset Digital

Mindset Digital: O que mudar para crescer usando a tecnologia no negócio

Transformação Digital é um conceito cada vez mais adotado por empresas e empreendedores. Mas ainda há aqueles que são resistentes ou desconhecem o potencial de crescimento que o uso de tecnologia proporciona para um negócio. Nestes casos, é preciso mudar o Mindset Digital – urgente!

Mindset Digital

Quem já assimilou a necessidade de ser mais “tech” e menos “analógico” está alguns passos à frente da concorrência. Tem uma vantagem competitiva que faz a diferença porque mudaram suas mentalidade em relação ao uso de novas tecnologias. E no caso de empresas, isso acaba sendo transmitido para todos os colaboradores, o que contribui para o desenvolvimento de um Mindset Digital.

Mas o que é Mindset Digital?

Em primeiro lugar, cabe ressaltar que o Mindset é um assunto em evidência tratado com destaque em livros, palestras e artigos. A ideia, no aspecto mais amplo do termo, é propor uma nova configuração da mente para obter benefícios como uma vida mais saudável e com mais bem-estar.

No caso do Mindset Digital, o propósito também é o da configuração da mente, mas com foco no ambiente de trabalho e partindo da ideia de que a tecnologia impacta positivamente na rotina e nos resultados e que por isso precisa ser assimilada por todos na empresa. Isto significa que o Mindset Digital, ao propor uma nova forma de pensar o uso da tecnologia, ajuda a pensar e agir de modo mais conectado a ferramentas tecnológicas para lidar com um grande manancial de informações. Em bom português, com a mentalidade digital você faz a tecnologia “jogar” para o seu negócio.

Benefícios de rever o Mindset Digital

No caso daqueles que ainda não adotaram a tecnologia como sua aliada na gestão do negócio, a boa notícia é que não existem grandes obstáculos para atualizar o Mindset Digital. Depende mais da disposição de deixar de lado idéias pré-concebidas sobre ferramentas digitais e mergulhar numa jornada de aprendizado – usando inclusive ferramentas digitais para isso, como conteúdo do YouTube e plataformas de e-Learning. 

O que tem incentivado muitos empreendedores a rever seu Mindset Digital é justamente os benefícios que isso proporciona na execução de tarefas ao longo do dia – das mais rotineiras às mais complexas. Isso rompe barreiras, reduz a insegurança e elimina o medo de ser mais tecnológico. 

Agilidade – Traz mais agilidade, por exemplo, porque fica muito mais rápido reunir informações para tomar decisões importantes. Pode-se fazer isso usando o smartphone, por exemplo, a qualquer momento e em qualquer lugar, não somente na empresa.

Produtividade – Com o Mindset Digital ganha-se também maior produtividade. Ferramentas como o Trello, por exemplo, ajudam a organizar melhor o dia e o acompanhamento das tarefas. Assim, com o uso da tecnologia, a gestão do tempo fica mais fácil de ser feita e com maior equilíbrio de atenção para aquilo que realmente importa. 

Além da agilidade e produtividade, pode-se dizer também que a tecnologia tem impactado funções específicas no dia a dia de um negócio como de prospecção de vendas. Segundo conceitos como o da Receita Previsível, os telefones ou o envio de mala direta “aleatório” está em desuso porque hoje é possível filtrar e qualificar melhor as informações de potenciais clientes com a ajuda de plataformas de Big Data – mais um motivo para ativar seu Mindset Digital!

Já mudou seu Mindset Digital? Compartilhe sua experiência com a HZ coworking space!



Nenhum comentário

Comentar