27 janeiro 2021 Anywhere office em alta: Trabalhar fora do escritório ganha mais adeptos
“Trabalhar em todo lugar”. Este foi o título da reportagem publicada pela revista Exame em dezembro de 2020 e que aborda as mudanças nas rotinas de trabalho decorrentes da pandemia do coronavírus.
A reportagem destaca que a opção de trabalhar fora do escritório da empresa, forçada por causa das medidas de isolamento e distanciamento social, está sendo incorporada por contratantes e se tornando uma preferência entre os funcionários. “Há quem esteja fazendo planos para morar bem longe da sede da empresa só para poder nutrir a liberdade de trabalhar de qualquer lugar”, diz a reportagem.
Anywhere office em alta: números e tendências
Citando pesquisas e ouvindo especialistas em Recursos Humanos, a reportagem revela um interesse crescente pelo anywhere office ou “trabalho em qualquer lugar” (em casa, no coworking…), conceito e tendência destacados pelo blog da HZ em junho de 2020.
Listamos a seguir alguns números e opiniões apresentadas por Exame e que mostram o anywhere office em alta:
– No mundo: 42% entre 20 mil entrevistados pela empresa de software Salesforce, disseram que gostaria de seguir trabalhando em casa quando a pandemia acabar.
– No Brasil, a mesma pesquisa apontou que o interesse pelo home office é maior: 57%.
– As oportunidades de trabalho oferecendo a opção de trabalho remoto total ou parcial foram multiplicadas por 6 no site Vagas.com desde março de 2020, quando a pandemia começou.
– Um ranking, a partir de levantamento da consultoria McKinsey nos Estados Unidos, revelou os setores onde a adoção do anywhere office tem maior potencial:
- Finanças e seguros – 76%
- TI e telecomunicações – 58%
- Educação – 33%
- Governo – 31%
- Artes e entretenimento – 19%
- Comércio – 19%
- Manufatura – 19%
- Construção – 15%
- Agricultura – 7%
– “O anywhere office amplia a escolha das pessoas, e elas começam a questionar a vida que querem viver”, diz Sandra Chemin, fundadora da consultoria FutureYou, que desde 2006 ajuda pessoas e empresas a se imaginar para o futuro do trabalho.
– Entre os desafios da adoção do anywhere office, mais uma vez citando a pesquisa da McKinsey, a reportagem aponta a realização de tarefas como treinamento, feedback, construção de relacionamentos com colegas, tomadas de decisão críticas e integração de funcionários.
Leia a reportagem completa da Exame (exclusivo para assinantes).
Conteúdo da HZ em destaque no Google
O post do blog da HZ sobre anywhere office aparece em destaque nas buscas no Google sobre o assunto. Ao procurar por “anywhere office” ou “anywhere office o que é”, o primeiro resultado, na chamada Posição Zero do Google, é o link para o conteúdo da HZ, publicado em junho de 2020.
Historicamente, a HZ acompanha e produz posts sobre tendências referentes ao trabalho remoto, com especial atenção para o uso do coworking e outros espaços compartilhados como meio de redução de custos e aumento de competitividade. Com a pandemia e seus reflexos na economia, o blog reforçou o monitoramento sobre temas relacionados à rotina de trabalho e os reuniu em uma única página.
Para conferir, acesse: Tendências e mudanças na rotina de trabalho causadas pela pandemia
Nenhum comentário