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Autogestão: 5 dicas para uma rotina mais eficiente e produtiva

Quanto maior a capacidade de autogerenciar suas tarefas, maior será a valorização do colaborador, principalmente entre aqueles que migraram e permanecem em trabalho remoto. Mas também entre os que trabalham por conta própria, a autogestão faz a diferença e influencia até a rentabilidade do negócio.

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A autogestão não é um termo novo no mundo corporativo, mas ganhou força nos últimos anos, antes mesmo da pandemia, com o aumento no número de MEIs (Microempreendedores Individuais) e empresas como as chamadas “eugências”, na área de comunicação e marketing, comandadas por apenas uma pessoa. E dentro das empresas, o passe do funcionário que coloca a autogestão em prática ficou mais valorizado pela confiança de que mesmo à distância o trabalho será executado com competência e dentro do prazo.

Para você que procura o caminho para uma rotina mais eficiente e produtiva, quem sabe até com liberdade para ser um Nômade Digital e trabalhar em qualquer lugar, reunimos a seguir 5 dicas para colocar a autogestão no seu radar. Confira!

Dicas para adotar a autogestão no seu trabalho

1 – A autogestão é uma competência que pode ser desenvolvida e não está relacionada só à organização. Significa ter liberdade (e controle) sobre toda a rotina, sempre atento com todas as etapas do trabalho para garantir entregas de qualidade e no tempo acordado e levando em conta as expectativas de outros envolvidos no processo – colegas de empresa ou clientes.

2 – A liberdade proporcionada pela autogestão permite criar suas próprias dinâmicas de controle de tarefas e, mais do que isso, os próprios processos produtivos. Ou seja, além de dominar o oficio, você precisa ir além e também enxergar o trabalho do ponto de vista de um líder de setor.

3 – A dificuldade na gestão de tempo e na definição de prioridades e metas é um obstáculo que precisa ser superado na perspectiva da ação da autogestão. Isso não só tornará a rotina mais “leve” como também poderá ajudar até a antecipar entregas e abrir espaço na agenda para outras tarefas (estudar, por exemplo) ou prospectar novos clientes.

4 – Ter um plano de ação é importante para nortear o foco na autogestão e fazer as escolhas mais adequadas à rotina. Ou seja, dizer não, ser seletivo e realista, e saber o que é essencial ajudam a manter a autogestão nos eixos, sem atropelos e sem impactos na qualidade do que é entregue.

5 – A autogestão na empresa costuma ser incentiva e ocorre seguindo diretrizes para a relação de trabalho e de hierarquia. Mas entre os empreendedores, é importante comunicar aos clientes como é seu processo de trabalho para que não causa mal entendidos ou frustração pelo não atendimento de pedidos.

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