O que fazer quando o cliente não tira os olhos do smartphone

Você está lendo este texto no seu computador ou no seu smartphone? Se respondeu a segunda opção, você deve se encaixar no resultado da pesquisa IBOPE Conecta que descobriu que 52% dos internautas brasileiros não conseguem ficar um dia inteiro longe do aparelho celular. Os que conseguem ficar um dia sem o smartphone somam 18% e há 30% que indicam que conseguem ficar sem seu celular por mais de um dia.

De acordo com a pesquisa, entre os que pouco conseguem ficar sem o smartphone, 8% dizem que aguentam no máximo uma hora, 11% citam entre 2 e 3 horas, mesmo percentual dos que mencionam até 6 horas, e 7% aguentam até 12 horas. Mas há 15% que revelam que não conseguem ficar sem smartphone em momento algum.

Os dados da pesquisa, que entrevistou 2.000 internautas das classes A, B e C de todas as regiões do país, reforça a presença cada vez maior do smartphone na vida dos brasileiros. Isso, por consequência, leva a uma análise sobre o que os negócios precisam fazer para conquistar a atenção de quem está a maior tempo “grudado” na tela do celular.

Comece por aprofundar os dados sobre os hábitos de consumo de conteúdo do usuário de smartphone. O que acessa? Que aplicativos mais utiliza? Entender a linguagem também é importante. Mas enquanto olha para o comportamento do cliente, você pode também observar internamente como seu negócio se apresenta no smartphone.

Responsividade

A primeira providência é verificar se o site do seu negócio é responsivo. Ou seja, se abre de forma amigável e permite uma navegação fácil, prática e rápida. Pode parecer estranho reforçar isso, mas ainda hoje é possível encontrar sites que não possuem uma configuração que permita acessar no smartphone sem que seja necessário usar os dedos para ampliar a tela a fim de ler textos e ver imagens ou para tocar no item certo do menu.

Os problemas com falta de responsividade na maioria das vezes têm relação com a plataforma de gerenciamento de conteúdo usada para a confecção do site. Diferente do WordPress, por exemplo, plataformas mais antigas ou com linguagem mais ultrapassada apresentam dificuldades para funcionar corretamente além da versão para desktop. Por isso, recomenda-se consultar o responsável técnico pelo site e providenciar uma análise para melhorar o desempenho quando acessado no smartphone.

E para ressaltar a necessidade de melhor o site para ser lido no celular, em muitos casos os acessos já são maiores no smartphone do que no desktop. Isso significa que perde-se clientes que chegam, mas logo vão embora do site decepcionados e talvez até irritados com a dificuldade de navegabilidade. E quem garante que ele dará uma nova chance se a primeira experiência foi ruim?

Aplicativos

Dependendo do tipo de negócio para atender ao cliente que está no smartphone, você pode estudar a possibilidade de desenvolver um aplicativo específico para interação e fechamento de negócios. Para isso, é recomendado analisar se faz sentido investir num app, se realmente fará a diferença e irá ajudar a atender a clientela e gerar receita. Um aplicativo só para divulgação do negócio pode significar dinheiro jogado fora. Neste caso, um site responsivo já seria uma solução mais adequada.

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