nômade digital

Nômade digital: o que é, quais os benefícios e quem pode ser um

Você se considera um nômade digital? Ou seja, pode executar as tarefas independentemente de onde esteja, desde que tenha acesso à internet? Este post é para você e para quem quer conhecer mais uma das tendências sobre rotina de trabalho.

nômade digital

Com as restrições decorrentes da pandemia do coronavírus e o conceito do Anywhere Office em alta (trabalho fora do escritório em qualquer lugar), pensar em novas possibilidades para a rotina de trabalho tornou-se quase que uma obrigação. Em comum, está a busca de alternativas que gerem segurança sanitária e redução de custos sem perda de produtividade e de qualidade.

Neste cenário, pouco importa o local onde o prestador de serviço ou o funcionário está trabalhando, mas sim a execução do trabalho solicitado. E é por isso que a opção de ser um nômade digital chama a atenção e tende a conquistar cada vez mais adeptos.

Quem é o nômade digital

Como resumido acima, o nômade digital é aquele profissional que tem a liberdade de fazer seu trabalho em qualquer lugar, sem depender, no caso de empregados, da estrutura física da empresa para dar conta de suas tarefas. Vem daí o uso da expressão “nômade”, numa referência aos povos que vivem em constante deslocamento, sem um ponto fixo estabelecido.

O nômade digital é quem define sua rotina e isso inclui a escolha do local onde irá trabalhar, mas também o horário para início e término de sua jornada. O importante é concluir as demandas dentro do prazo estipulado pelo cliente, para quem atua por conta própria, ou pelo chefe imediato, para quem é funcionário.

Um dos benefícios de ser um nômade digital, citado frequentemente por consultores em artigos sobre o tema, é a possibilidade de focar em qualidade de vida e bem-estar. E isso inclui também poder viajar para outra cidade, outro estado e até outro país, conciliando lazer e trabalho sem prejudicar a rotina nem as entregas.

Quem pode ser um nômade digital

Obviamente, nem todas as profissões comportam o conceito do nômade digital por causa de suas características.  Mas há aquelas, como consultores, produtores de conteúdo, tradutores, social media, designers, programadores de sites e até professores online, em que adotar esse modelo de trabalho é só uma questão querer, decidir e colocar em prática.

Por outro lado, muitos profissionais associam a decisão de ser um nômade digital ao empreendedorismo. Ou seja, é uma das maneiras de tirar uma ideia de negócio do papel, utilizando um modelo sustentável e de baixo custo para começar e crescer.

Isso é correto, mas as empresas que optaram pelo modelo de trabalho remoto 100% ou pelo modelo de trabalho híbrido também podem contar com funcionários “nômades digitais”. Tudo depende de como a rotina é combinada e se a comunicação no trabalho à distância é eficiente para que o resultado seja o esperado: funcionários produtivos e tarefas concluídas no prazo.

Seja bem-vindo à HZ coworking space

Internet de qualidade e de alta velocidade é essencial no dia a dia do nômade digital. E esse é um dos principais benefícios que a HZ oferece aos usuários do seu coworking, sem esquecer do ambiente com móveis e iluminação adequados para garantir um período de trabalho produtivo.

Consulte nossos espaços de trabalho compartilho e mande um WhatsApp para saber mais.



Nenhum comentário

Comentar