boas práticas no coworking

Boas práticas no coworking: Tire mais proveito do espaço compartilhado

Produtividade é uma palavra sempre associada aos espaços compartilhados de trabalho. Por isso, é um importante adotar boas práticas no coworking para tirar o maior proveito durante o tempo de permanência no local.

boas práticas no coworking

Mas antes de apresentar as quatro boas práticas reunidas abaixo, nunca é demais lembrar que aproveitar as vantagens do coworking inclui também observar a questão da localização do espaço. A sugestão é sempre buscar um coworking bem localizado, perto de você, mas preferencialmente que seja de fácil acesso, no centro da cidade, por exemplo, sem necessidade de grandes deslocamentos para evitar problemas com a mobilidade.

Feita a escolha do local, independentemente do plano de uso contratado, é hora de aplicar boas práticas no coworking para tirar o melhor proveito do espaço. Estamos falando de:

  • Trabalhar de forma organizada com as tarefas do dia pré-definidas
  • Controlar o uso do smartphone para evitar distrações
  • Adotar rotina para trabalhar concentrado e manter o foco na conclusão das tarefas
  • Fazer pausas no trabalho é uma medida saudável e importante para praticar o networking no coworking

Confira mais sobre as 4 boas práticas no coworking

Tarefas do dia pré-definidas

Para aproveitar o tempo no coworking, o ideal é ter a tarefas do dia já pré-definidas. Isso ajuda a direcionar o trabalho para que flua de modo mais direcionado para o que é prioridade. No caso dos usuários ou coworkers que usam o espaço compartilhado por período e não o dia todo, veja essa dica:

Da lista de tarefas, escolha aquelas que exigem maior concentração para conclusão. Por exemplo, confirmar o recebimento de e-mails dá para fazer em qualquer lugar. Mas escrever um projeto ou uma proposta comercial “matadora”, vai bem uma dose máxima de concentração – livre de distrações. E isso o coworking proporciona.

A dica, portanto, é avaliar o peso e complexidade das tarefas e já chegar no coworking já sabendo quais serão realizadas.

Uso do smartphone

Existe uma etiqueta (ou código de comportamento) que os frequentadores de espaços compartilhados precisam seguir. Além de respeitar a área de trabalho dos outros usuários, trabalhar em silêncio, usar fones de ouvido e evitar falar ao telefone no meio da sala são exemplos de comportamento adequado no coworking.

Mas além de não atrapalhar o trabalho dos outros, existem boas práticas no coworking essenciais para que o próprio usuário não perca a concentração no trabalho. É o caso do uso do smartphone.

Impossível trabalhar sem o aparelho, mas opte pela moderação para evitar distrações. Use somente para o necessário, no modo vibracall e seleciona quais as notificações são de fato relevantes.

Foco na concentração

Produtividade tem relação direta com concentração. Se precisa ser produtivo e está no coworking, veio ao lugar certo. Mas sem concentração, nada feito.

Uma das formas de manter-se concentrado em um ambiente compartilhado é trabalhar ouvindo música – de fones de ouvido, claro. Isso ajuda a abstrair os sons ao redor e a centrar o foco no que está a sua frente na tela do notebook.

Outra dica, para quem “trabalha por música”, é montar playlists ou seguir as listas oferecidas pelos principais tocadores. Existem playlists com músicas de diferentes estilos e que são indicadas para o horário de trabalho. Experimente!

Veja um exemplo no player abaixo (direto do Spotify).

Hora da pausa

censo coworkingA hora da pausa fecha a lista de boas práticas no coworking para tirar o maior proveito do tempo que se passa num espaço compartilhado. Pausa? Não é para trabalhar? Sim, mas a pausa é bem-vinda por dois bons motivos.

Sair do lugar, da frente do computador e dar um tempo pode ajudar a refrescar a mente, especialmente quando surge um bloqueio e as ideias não fluem. A pausa para uma água ou um café pode ser providencial nesses casos e servir de inspiração para concluir a tarefa.

Outro motivo é que a pausa pode ser a oportunidade de ir até a sala de convivência do coworking. Neste caso, além refrescar as ideias, é o momento também de interagir, trocar ideias e até fazer negócios com outros usuários do coworking.


Ainda não usa coworking? Não perca a oportunidade: ganha 1 mês grátis para usar o coworking da HZ. Siga o Instagram @hzcoworkingspace e saiba como participar dos nossos sorteios.

 

coworking em Florianópolis



1 Comment
  • Pingback:Primeira vez no coworking? Seja bem-vindo!
    Publicado em 14:28h, 08 setembro Responder

    […] dica é sempre chegar ao coworking com as tarefas já planejadas. É o primeiro passo para tirar o melhor proveito do espaço e usar todo o período com eficiência. A famosa lista “to do”, com as tarefas do dia, ajudam a […]

Comentar