Boletos vencidos podem ser pagos em qualquer banco

Você sabia que desde o dia 10 de novembro, boletos vencidos podem ser pagos em qualquer agência bancária e não somente no banco emissor? Isso se tornou possível com a implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos.

Na prática, a medida é uma ótima notícia para os clientes de empresas que, caso percam a data de vencimentos, não precisam mais ir até um banco específico e encarar filas para quitar boletos vencidos. Pode, a partir de agora, pagar no banco que possui conta, mesmo não sendo a instituição financeira responsável pela emissão, deixando também de correr os dias e acumular juros por causa da dificuldade de deslocamento ou de tempo.

Para quem possui um negócio e emite boletos de pagamento, a mudança adotada pelos bancos pode ser boa para o caixa da empresa. A inadimplência tende a cair uma vez que muitas vezes o que impedia o pagamento do boleto em atraso era o deslocamento até uma agência bancária específica para fazer o acerto. Agora não, as pessoas não precisam mais adiar a quitação do boleto até que possam ir no banco emissor.

Sobre a implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC)

De acordo com a Febraban, além da praticidade para pagar boletos vencidos, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança está relacionada com o comprovante de pagamento. Com a nova plataforma, ele será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto (como juros, multa e desconto) e as informações do beneficiário e pagador.

O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos. Desde 2016, a medida vem incorporando à base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador. As informações servem para checar a veracidade dos documentos na hora do pagamento.

Aviso aos clientes HZ

As novas medidas sobre o pagamento de boletos vencidos também beneficiam clientes da HZ escritório virtual. Caso perca a data de vencimento do seu boleto, o mesmo poderá ser pago em qualquer banco e não somente no banco emissor. Em caso de dúvida, entre em contato com nossa equipe.

Com informações da Agência Brasil

 



Nenhum comentário

Comentar