14 março 2019 Consultores: Dicas para virar autoridade na área usando canais digitais
Ter presença digital virou obrigação entre os profissionais que desejam alcançar novos clientes, fazer negócios e gerar receita. Isso vale também para os consultores que estão num mercado onde ser referência na área em que atua faz toda a diferença.
Se procurar no Google por “consultores em Florianópolis”, por exemplo, serão exibidos 3.200 resultados diretos ou indiretos para profissionais que atuam em diferentes áreas de consultoria. Isso significa que eles entendem a importância de estar online por conta própria (link direto) ou de forma associada (em sites de referência e de listas de prestadores de serviço).
Por isso, o resultado da busca, além de indicar o tamanho do mercado e o desafio que é se destacar com tantos concorrentes, mostra também que quem não aparece em uma busca simples com a do exemplo precisa recuperar o tempo perdido para não ficar para trás. O caminho para isso passa por analisar e adotar as dicas que sugerimos a seguir.
Invista em seu próprio site e dependa o mínimo possível de plataformas de terceiros
Não pensa que ter contas em redes sociais basta para ser autoridade na área em que atua. Redes são importantes, mas é preciso ir além. Para isso, é essencial que o consultor tenho o seu próprio site com áreas descrevendo os serviços que presta, os mercados que atende e as formas de contato.
Mas o site é também o canal para a publicação de conteúdos em que o consultor compartilhe conhecimentos e mostre que acompanha de perto tendências e oportunidades para potenciais clientes. O blog nunca esteve tão em alta como nos dias de hoje por conta disso, da importância para as estratégias de marketing digital como uma forma de alavancar a relevância de marcas e pessoas.
Com um canal próprio, o consultor também se resguardar em relação a problemas que plataformas de terceiros venha a sofrer. Por exemplo, recentemente o Facebook, o Instagram e o WhatsApp tiveram problemas técnicos e ficaram um boa parte do do dia fora do ar. Se o consultor não tem um site próprio, quantas oportunidades pode ter deixado de conquistar por que não era encontrado na internet já que sua página no “Face” não estava disponível?
Para ter um site eficiente, consulte empresas especializadas e elabore um projeto prévio com todas as informações que deseja inserir e que funcionalidades são relevantes para seu negócio (integração para envio de conteúdos para redes sociais ou disparo automático de conteúdo para uma lista de e-mails, por exemplo).
📖 Dica de leitura: Marketing digital: Primeiros passos para colocar em prática no seu negócio
Adote uma estratégia de distribuição de conteúdo em múltiplos canais
Ter o site próprio é a primeira e principal medida para o consultor ter presença digital (tanto para aumentá-la quanto para construí-la). Mas só isso não basta. Hoje em dia é praticamente padrão que tudo o que se faz em um site – da descrição dos serviços ao conteúdo do blog – é pensado para responder perguntas do Google e assim atrair quem faz pesquisas no site de busca. Tomando novamente o exemplo citado no começo, um site de um consultor de Florianópolis precisa ser configurado para que aparece no resultado para “consultores em Florianópolis”.
Mas junto com isso, é preciso pensar também em levar o conteúdo e somente aguardar pelas visitas via Google. É onde entram as redes sociais, mas também o YouTube, o WhatsApp e o e-mail.
Redes sociais
As redes sociais podem ser usadas com diferentes propósitos. Num primeiro momento, são meios para a geração de tráfego para o site do consultor. Os seguidores são estimulados a saber mais ou a conferir o que ele está apresentando ou dizendo em seu site. Quanto mais visitantes, maiores as chances de conversão em leads, potenciais clientes com o cliente no link do site demonstram interesse pelo o que está sendo compartilhado, podendo ter interesse também pelos serviços oferecidos.
Além disso, as páginas no Facebook ou as contas no Instagram e Twitter também são importantes para estabelecer uma interação com seguidores, funcionando para a troca – estimulada diretamente ou não – de perguntas e respostas ou até sondagens sobre serviços.
Uma consultoria – assim como qualquer empresa – não precisa ter conta em todas as redes sociais. Isso depende muito dos objetivos que se deseja alcançar, do tipo de negócio, do público-alvo e do potencial para a geração de conteúdo.
Mas de todas as redes, o consultor deve obrigatoriamente marcar presença no LinkedIn por ser esta a plataforma referência no mundo dos negócios e onde muitos consultores já atuam de forma constante. É onde você deve estar e construir uma presença também compartilhando os links do seu site, mas também ideias e interagindo com outros consultores e gestores de empresas.
A importância do vídeo
O YouTube é uma plataforma com enorme potencial para consultores. Veja o caso da especialista em finanças, Nathalia Arcury, do canal Me Poupe. Ela foca muito de seu trabalho de divulgação e presença digital na produção de vídeos em que dá dicas para quem deseja aprender mais sobre como gerenciar melhor seu dinheiro. E isso a tornou referência, palestrante requisitada e até autora de livro de sucesso.
Para se tornar um “youtuber” não é preciso muito investimento. Pode-se adotar uma produção simples e usar o próprio smartphone. Mas também pode-se investir na contratação de uma produtora de vídeos e deixar o trabalho muito mais profissional. Para decidir isso, experimente buscar especialista em produção de vídeos no próprio YouTube. E consultores como Camilo Coutinho estão lá com uma lista grande de vídeos tutoriais.
Uma das dicas, deixando de lado a questão técnica da produção, é o consultor fazer uma auto-avaliação para saber se “vídeo é o seu negócio”. Ou seja, será que você se sente à vontade diante da câmera? Tem desenvoltura e gestual correto necessários para que os vídeos consigam captar a atenção dos espectadores?
Quem tem experiência em falar em público já sai em vantagem, mas antes de publicar um vídeo e divulgá-lo, especialmente no caso de quem irá fazer tudo por conta própria, a dica é gravar uma série de vídeos (uns 10, quem sabe) e ir analisando o desempenho. Quando considerar que está ok, comece a publicar no canal do YouTube, cuidando com o título e a descrição que ajudam a destacar o conteúdo nas buscas do Google.
O uso do WhatsApp
O WhatsApp é uma realidade e seu uso já está “consagrado”. Não tem como não usá-lo no dia a dia como ferramenta de trabalho. Mas para que seja de fato eficiente, a dica para os consultores é que antes de adotar o aplicativo como canal de comunicação com clientes e potenciais clientes, estude possibilidades e defina suas próprias regras de uso.
Por exemplo, num impulso, a melhor ideia que pode surgir é criar um grupo. Mas será mesmo? Ou o melhor é ter uma lista de transmissão e usar como distribuidor de links e convites? E outra: em que momento, o WhatsApp estará “aberto” para receber mensagens? E claro, que assuntos serão abordados no canal? O consultor pode optar por usá-lo para interagir apenas com quem já é cliente, por exemplo, o que entra numa estratégia de fidelização interessante em meio a tantos consultores disponíveis.
📖 Dica de leitura: Dicas para uso do WhatsApp no dia a dia do seu negócio
A força do e-mail
O e-mail não perdeu sua importância, apesar do protagonismo das redes sociais, como o blog da HZ já destacou. Deve ser usado em diferentes circunstâncias, começando no trabalho de prospecção e prosseguindo como meio para manter uma relação frequente com os clientes compartilhando dicas e conteúdos relevantes. Existem ferramentas eficientes para a criação de fluxos, bem como para a distribuição de newsletter e e-mail marketing com dicas e links para conteúdos do site.
📖 Dica de leitura: Por que usar o e-mail pode ser mais importante que as redes sociais?
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