Cresce número de empresas abertas em Santa Catarina

Não é de hoje que Santa Catarina se destaca como um estado empreendedor. Muitas empresas de destaque, em diferentes ramos de atuação, nasceram, cresceram e permanecem como referência. E muitas outras, de diferentes portes, ainda são criadas mesmo em tempos de crise e incertezas, como atesta o levantamento feito pela Junta Comercial (Jucesc) nos quatro primeiros meses de 2018.

A informação é da colunista Estela Benetti, do jornal Diário Catarinense. Conforme dados prévios da Jucesc, de janeiro a abril, foram registradas em Santa Catarina mais de 40 mil novas empresas. Comparado ao mesmo período do ano passado, o número é 25% maior. A título de comparação, em 2017, o número de empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2018 é quase que a metade do total registrado pela Jucesc em 2017, que foi de 96,5 mil novos negócios. Entre as cidades, Florianópolis registrou o maior número de empresas, totalizando 3.944 novos CNPJs. Joinville aparece em segundo lugar (3.319 empresas), seguido por Blumenau (2.159 empresas).

Atendimento aos novos empreendedores

Para aqueles que estão se preparando para abrir um novo negócio, a HZ escritório virtual possui um menu de serviços que pode auxiliar o empreendedor em sua jornada. Um dos serviços oferecidos é o endereço fiscal, usado no registro da empresa. O empreendedor que não tem um endereço próprio contrata o serviço, paga uma mensalidade e pode usar o endereço da HZ em toda a documentação da empresa. Também inclui, se necessário, a Inscrição Estadual.

Além disso, Santa Catarina também é um estado que procura atrair empreendedores de outros estados, oferecendo benefícios fiscais cada vez mais atraentes. É o caso dos negócios de e-commerce. Um dos principais benefícios que Santa Catarina oferece às empresas de e-commerce é a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

O ICMS padrão costuma ser de 18% para empresas que não possuem o benefício fiscal. No caso das que obtém o benefício, o percentual podem chegar até o valor de 7,2% de ICMS, reduzindo em até 10% do valor normal da porcentagem.

Para tirar proveitos destas vantagens tributária, o empreendedor, mesmo de outros estados, pode contratar o serviço de endereço fiscal para e-commerce em Florianópolis, por exemplo. Ou seja, o endereço fiscal para e-commerce pode ser terceirizado por uma empresa especializada como a HZ escritório virtual. Esta é uma operação permitida pelos órgãos públicos como Secretaria da Fazenda e Junta Comercial.

Entre em contato para saber mais sobre este e outros serviços da HZ para empreendedores.



Nenhum comentário

Comentar