certificado digital

Certificado Digital bate recorde em 2020 e emissão deve crescer em 2021

A certificação digital bateu recorde em 2020. De acordo com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, órgão responsável pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), foram mais de 6 milhões de certificados emitidos – um crescimento de 10% na comparação com 2019.

certificado digital

O resultado tem relação direta com a atuação das mais de 2 mil empresas credenciadas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil para a emissão dos certificados como Autoridades Certificadoras e Autoridades de Registro, como é o caso da HZ certificado digital. A pandemia do coronavírus obrigou o setor a uma rápida adaptação para seguir com o atendimento, como conta Thaís Covolato, coordenadora do Comitê de Identidades Digitais da camara-e.net, em artigo no site Convergência Digital.

“Ainda em 2019, o colegiado já havia aprovado normativa permitindo que usuários já identificados e cadastrados na infraestrutura pudessem ser atendidos por meio de videoconferência”, escreve Thaís. “Esta prerrogativa foi essencial para que o setor pudesse rapidamente retomar a curva de crescimento em 2020”.

Tendência para 2021

Segundo a especialista, as estimativas para 2021 são positivas para o setor de certificado digital a partir da aprovação de “uma normativa infralegal que permite o atendimento remoto, feito através de videoconferência por um profissional habilitado, também para os clientes ainda não identificados pela Infraestrutura, através da utilização das bases de dados do Governo, as quais ainda devem ser definidas”, aponta Thaís Covolato.

Associado a isso está a necessidade cada maior de uso do Certificado Digital em diferentes situações como abertura de empresas e alterações em contrato social, vendas no comércio eletrônico, gestão de prontuários médicos, tramitação de processos judiciais, emissão de notas fiscais e de diplomas, além de agilizar a relação de empresas e contadores por servir para a assinatura de inúmeras declarações contábeis e fiscais.

“O uso do certificado digital confere autenticidade, integridade, segurança e validade jurídica a documentos, aplicações e transações eletrônicas, já que os atos realizados com o seu uso, por Lei, são equiparados à uma assinatura manuscrita”, destaca Thaís Covolato. “O certificado digital no padrão da ICP-Brasil permite ao usuário se autenticar em sistemas com confiabilidade, assinar com validade jurídica documentos digitais e realizar transações eletrônicas seguras, garantidas por criptografia assimétrica”.

O artigo completo de Thaís Covolato está no Convergência Digital.

Precisa adquirir ou renovar o Certificado Digital (o seu e o da sua empresa)? Fale com a HZ Certificado Digital.

Para proporcionar agilidade no processo, uma vitrine apresenta as opções de certificações disponíveis. O interessado pode escolher entre as opções abaixo e realizar a compra:⠀

🔐 e-CPF – Certificado Digital e-CPF ICP-Brasil para Pessoa Física;

🔐 e-CNPJ – Certificado Digital e-CNPJ ICP-Brasil para Pessoa Jurídica;

🔐 e-Advogado – Certificado Digital e-Advogado ICP-Brasil EXCLUSIVO para Advogado;

🔐 e-Saúde – Certificado Digital e-Saúde ICP-Brasil EXCLUSIVO para área da Saúde;

🔐 Vidass Online – Certificado Digital em Nuvem ICP-Brasil.⠀

 

Acesse e confira: www.hzcertificadodigital.com.br

 



Nenhum comentário

Comentar