declaração de propósito como fazer

Declaração de Propósito: o que é, importância e como fazer a do seu negócio

Plano de negócio, plano de marketing, estratégia de vendas, plano financeiro, planejamento de Inbound Marketing… Tudo isso é importante e precisa ser providenciado pelos empreendedores. Mas e a Declaração de Propósito, como fica? Não sabe o que é?

declaração de propósito como fazer

Imagine que você está em um barco, navegando em um oceano. Como você sabe para onde ir? Como você mantém o curso quando as ondas ficam agitadas? A resposta é simples: você precisa de um farol para guiá-lo. No mundo dos negócios, esse farol tem nome: Declaração de Propósito, que é uma frase concisa que define o motivo pelo qual sua empresa existe.

Seguindo no campo das metáforas, pode-se dizer que a Declaração serve a bússola que orienta todas as decisões do empreendedor, desde a contratação de funcionários até a escolha de novos mercados para explorar, além de ajudar a manter o foco, motivar equipe e atrair clientes que compartilham dos mesmos valores. Ou seja, deve vir antes ou ao mesmo tempo que a lista de providências citadas no começo do texto.

Mas como você cria uma Declaração de Propósito verdadeira, inspiradora e eficaz?

Passo a passo para criar a Declaração de Propósito

Veja quais os passos para criar a Declaração do seu negócio:

🤔 Reflita sobre o seu “porquê”

Por que você começou o seu negócio? O que você espera mudar no mundo? Essas perguntas podem ajudar a revelar o propósito fundamental do seu negócio.

💡 Identifique seus valores centrais

Quais são os princípios que orientam suas ações? Esses valores são a espinha dorsal da sua Declaração de Propósito.

💥 Defina o seu impacto

Como o seu negócio melhora a vida das pessoas? O que você faz que ninguém mais faz? Este é o coração da sua Declaração de Propósito.

📝 Escreva a sua Declaração de Propósito

Combine o seu “porquê’, seus valores e o seu impacto em uma frase concisa e poderosa. Lembre-se, ela deve ser inspiradora, clara e verdadeira para você e para o seu negócio.

🔍 Teste e refine

Compartilhe sua Declaração de Propósito com outras pessoas. Causa impacto? Inspira algum tipo de ação? Se não, volte ao desenho e refine a frase.

🎯 Viva a sua Declaração de Propósito

Uma Declaração de Propósito não é apenas para ser escrita e esquecida. Deve ser vivida todos os dias, em todas as decisões que você toma.

 

Gostou da dica? Já tem sua Declaração de Propósito? Compartilhe nas redes sociais da HZ.



Nenhum comentário

Comentar