empreender com sucesso

Empreender com sucesso: Escritório virtual ou sede própria?

Quando a decisão de empreender é fruto do amadurecimento de uma ideia e de um planejamento detalhado de cada passo a ser dado, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Mas qual peso a escolha entre ter sede própria ou usar um escritório virtual tem no início e no futuro de um novo negócio?

 

empreender com sucesso

Quem deseja empreender com sucesso precisa ter tudo na ponta do lápis. E por mais importante que pareça ter uma sede própria, é preciso avaliar se é a melhor decisão para o caixa da empresa, ainda mais quando se está dando os primeiros passos, prospectando e buscando clientes.

Não resta dúvida que abrir a própria empresa é um momento importante na vida de qualquer pessoa. Ao mesmo tempo em que é um desafio, é também motivo de satisfação que, em que pese todas as questões práticas do dia a dia, merece ser compartilhado com familiares e amigos. E o sonho de receber convidados especiais para a “inauguração” da empresa muitas vezes é o que motiva a decisão por uma sede própria, sem levar em consideração todos os fatores objetivos que terão impacto no desenvolvimento do negócio.

Análise de mercado para empreender com sucesso

É importante levantar os custos (compra ou aluguel, mobiliário, decoração, linha telefônica, internet, pintura…) e analisar o potencial de retorno sobre o investimento inicial. O negócio tem mesmo potencial? E o mercado em que pretende atuar, como anda? Oscila muito? É sazonal? Se a abertura da empresa estiver baseada em informações confiáveis do macro e do microambiente já será possível ter uma noção se é o momento de pensar numa sede própria ou não.

Mas então o empreendedor deve abandonar o sonho da sede própria?

A resposta é não, não precisa deixar de sonhar com isso. Mas o que pode fazer é focar na  busca de rentabilidade. Por isso, a sede própria não precisa ser prioridade, assim como também não é garantia de sucesso do empreendedor. Isso deve ser considerado para evitar o risco da sede própria se tornar um empecilho que possa desencadear outros problemas, especialmente financeiros, que interfiram diretamente na continuidade do negócio.

Pense assim:

Como empreendedor, você precisa lidar com questões sobre as quais não tem controle, como a oscilação do mercado. Mas sobre a decisão de ter sede própria ou não, você é soberano e pode tomar a decisão mais acertada para seu momento, caso não conte com receitas que possam dar conta dos investimentos, independentemente do retorno financeiro alcançado.

Primeiros passos no escritório virtual

Por isso, todo empreendedor deve considerar a opção de usar um escritório virtual quando inicia seu próprio negócio e fazer disso uma vantagem competitiva por um longo período de tempo para empreender com sucesso. É economicamente viável e pode permitir ganhos como o da localização. Por exemplo, quais as chances de você, iniciando o empreendimento, conseguir uma sala numa localização privilegiada no centro de Florianópolis?

Talvez seus recursos sejam suficientes para o aluguel em uma área mais afastada e isso pode comprometer o negócio de várias formas, especialmente no que diz respeito à mobilidade (sua e de seus clientes). Optando por um escritório virtual, as chances de estar bem localizado são maiores, como é o caso dos clientes da HZ, que está em pleno centro empresarial de Florianópolis, na avenida Rio Branco.

As salas de escritório da HZ tem o que o empreendedor necessita para gerenciar seu dia a dia. São equipadas com mesa, cadeira diretor, duas cadeiras para interlocutores, ponto de rede com acesso a internet de alta velocidade, wireless, telefone e ar condicionado, além de água e café servidos na sala. Além do custo-benefício, importante no início de sua jornada, o uso do escritório virtual também permite que ele se concentre no que é prioridade para o sucesso do negócio. É o que poderá fazer a diferença e ajudar a empreender com sucesso.

Deseja conhecer mais sobre o serviço de escritório virtual da HZ para empreender com sucesso? Entre em contato ou, se preferir, solicite um período de teste.

 



Nenhum comentário

Comentar