ideia

Tive uma ideia! Mas como transformá-la em um negócio de sucesso?

Você sabia que abrir o próprio negócio está em quarto lugar na posição de sonhos mais desejados pelos brasileiros? Mas para tirar a ideia do papel, há um longo caminho a percorrer, começando com a resposta para uma pergunta: “Qual problema minha ideia de negócio resolve?”

A dica é do o analista do Sebrae, Vinicius Bastos, que afirma que para dar certo, a ideia do empreendedor precisa resolver problemas reais e responder às demandas de um determinado público. Confira as dicas para transformar a ideia em negócio.

Como identificar uma boa ideia?

Responda cinco perguntas-chave que ajudam a deixar mais claro o processo de transformação da ideia em negócio:

  1. Essa ideia está respondendo a uma demanda real do mercado?
  2. Existem outras empresas respondendo a essa demanda? Como?
  3. Qual é o tamanho do mercado para essa demanda? (não o tamanho exato, mas, é potencialmente grande ou é um nicho mais específico?)
  4. Se essa ideia funcionasse como negócio, o que ela transformaria na vida das pessoas que a consome?
  5. Eu entendo desse mercado a ponto de levar essa ideia a se tornar um negócio?

Como avaliar se a ideia tem chance de ser lucrativa?

Uma ideia pode se tornar um negócio lucrativo desde que haja gente disposta a pagar pela solução que o empreendedor traz ao mercado. Em outras palavras, negócios lucrativos são aqueles que resolvem problemas reais e respondem às demandas de um determinado público.

Como saber o potencial da ideia para se tornar um negócio?

A resposta virá de testes e muita interação com o público. Pesquisas de mercado podem dar uma estimativa do quanto uma ideia pode responder a uma demanda real, assim como protótipos e versões de teste de produtos e serviços. Mas essas respostas não são definitivas. São caminhos que diminuem o risco de se lançar algo irrelevante. 

Quanto tempo deve ser investido nessa pesquisa e “estudo da ideia”?

 O tempo que for necessário para validá-la ou descartá-la. Quanto mais pessoas opinando melhor, quanto mais conclusões o empreendedor puder tirar, mais certeza terá sobre o grau de viabilidade da ideia. O principal é não se apaixonar pelo projeto a ponto de não considerar críticas.

Passo a passo: A ideia pode virar um negócio?

Confira a seguir o passo a passo proposto pelo Sebrae para transformar uma ideia em um negócio.

💡 O primeiro passo é responder à pergunta: “Qual problema minha ideia resolve?” por meio de testes, pesquisa de mercado, conversa com seus potenciais clientes e análise de potenciais concorrentes.

💡 Estabeleça sua proposta de valor, seus diferenciais.

💡 Tenha um modelo de negócio bem definido. Analise detalhadamente para quem, como e a que custos a proposta de valor será entregue aos clientes, além das atividades principais e as parcerias para viabilizar a ideia.

💡 Teste a ideia, interagindo com seu público potencial o máximo que puder.

💡 Monte seu plano de negócio para avaliar a viabilidade financeira esperada para a ideia e o prazo para o retorno sobre o investimento.

💡 Prepare o lançamento com divulgação adequada e que será, dali em diante, o seu jeito de se comunicar com seu público. Escolha bons canais (mais alcance pelo menor custo possível) e seja cuidadoso no atendimento.

💡 Formalize o negócio para ter crédito e credibilidade com seu público.

 

Com informações da Agência Sebrae de Notícias



Nenhum comentário

Comentar