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Mercado de consultoria cresce e coworking é indicado para quem quer ser competitivo

“Como abrir uma consultoria” esteve entre as buscas mais realizadas na área Ideias de Negócio do portal Sebrae em 2020. E uma pesquisa mostra que as micro e pequenas empresas dominam o segmento correspondendo a 84% das consultorias.

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O interesse e a expansão do segmento de consultoria têm relação direta com o momento vivido por muitos empreendedores. Muitos têm buscado os serviços de consultores para enfrentar a crise gerada pela pandemia do Coronavírus e manter a competitividade, alavancar as vendas, reestruturar a gestão e até mesmo salvar a empresa de uma possível falência.

Por isso, na avaliação do Sebrae, a tendência é o segmento de consultoria continuar em expansão em diferentes áreas como gestão, assessoria financeira e contábil, marketing digital, tecnologia, inovação, recursos humanos, entre outras. Isso significa que, somando as atitudes empreendedoras com uma visão de mercado, o profissional pode desenvolver um modelo de negócio a partir dos conhecimentos que domina e ingressar em um segmento em alta e com potencial de crescimento.

Apresentamos a seguir dicas do Sebrae para quem deseja ingressar no mercado de consultoria.

O que é preciso para abrir uma consultoria de negócios

Ter conhecimentos específicos e uma visão empresarial – É essencial ter um conhecimento aprofundado sobre a área de atuação do cliente. Isso será o alicerce para suas ideias e sugestões, mesmo que a opção seja montar uma pequena consultoria. Capacidade analítica e postura ética são premissas básicas pelo fato de trabalho influenciar diretamente a tomada de decisão do seu cliente.

Evite gastos desnecessários para ser competitivo – Uma consultoria não exige uma infraestrutura gigantesca. Os atendimentos são externos e por isso é possível montar o negócio com custos reduzidos. Por exemplo, em vez de um escritório próprio, muitos consultores optam por trabalhar em coworkings, como o da HZ, para economizar e, principalmente, ganhar competitividade, investindo em outras ações, como comunicação e marketing.

Organize os processos para facilitar o atendimento dos clientes – O trabalho de uma consultoria é basicamente intelectual e isso exige a organização do processo em etapas para atender as demandas dos clientes. É importante, portanto, definir quais são essas etapas e prazos para cada uma das ações a serem realizadas (como diagnóstico, plano de ação, implementação/monitoramento e análise de resultados).

Agregue valor à consultoria­ – Em geral, o trabalho de consultoria é customizado para atender cada cliente especificamente e muitas vezes é protocolar. Mas nada impede de observar o mercado, enxergar tendências e buscar caminhos para diferenciação e formação de expertise em temas relevantes e ainda pouco explorados. Ou seja, o recado é não ter medo de inovar e não deixar de agregar valor à consultoria para ampliar sua área de atuação.

Pensando em abrir uma consultoria?

Para você que já atua na área, mas também para quem avalia entrar para o mercado de consultoria, a HZ conta com espaços compartilhados (coworking e salas privativas) com ótimo custo-benefício e que ajudam seu negócio a reduzir gastos e ser mais competitivo.

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Com informações da Agência Sebrae de Noticias.

Crédito de foto: Pressfoto – br.freepik.com



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