19 fevereiro 2018 Dicas para tirar o melhor proveito de palestras e workshops
Participar de palestras e workshops é um hábito que faz bem para profissionais de todas as áreas. É a chance de aprender algo novo e até de despertar a necessidade de saber mais sobre um determinado assunto.
No dia a dia, por causa da falta de tempo, é muito difícil parar e ter um momento para refletir sobre o trabalho. Questões como “será que estou atendendo meus clientes da melhor maneira possível?”, “preciso rever ou aprimorar meu atendimento?”, ou “preciso acrescentar algo à minha formação para ter um atendimento mais eficiente?” acabam ficando sem respostas. Por isso, quando surge uma palestra ou um workshop, aproveite! Ou seja, participar de palestras e workshops é o estímulo que pode estar faltando para sair um pouco da rotina e acrescentar algo a mais na sua carreira.
Participando de palestras e workshops você pode:
-
- Ter insights para melhorar a forma como trabalha – Numa palestra pode surgir uma ideia que sirva de ponto de partida para que sua atuação seja mais eficiente.
- Aprender sobre novas abordagens – Muito comum de ocorrer no caso de profissional que se interessa em saber mais sobre a área em que atua.
- Manter-se sempre atualizado sobre sua profissão – Esta é quase uma obrigação que sempre que possível é importante cumprir.
- Abrir possibilidades para resolver algum problema – Muitas vezes o que falta para sair de uma dificuldade e encontrar uma solução é conferir o que um profissional mais experiente tem a dizer, podendo até interagir com ele.
- Decidir estudar mais sobre o tema da palestra – Uma palestra agrega pelo conteúdo em si, mas também por despertar o interesse em querer saber mais e até quem sabe voltar para sala de aula.
Para tirar o melhor proveito de palestras e workshops
- Pesquise a respeito do tema para saber se é isso mesmo que você procura e para não chegar no evento sem nenhuma informação.
- Importante também conhecer mais sobre o palestrante, sua linha de trabalho, suas opiniões e sua formação para ter uma base do que será apresentado.
- Se já pesquisou sobre o assunto, aproveite a oportunidade e durante a palestra não se acanhe para fazer questionamentos, tirar dúvidas sobre o que leu e sobre o que está sendo apresentado.
- Durante a palestra, mantenha o foco e evite distrações como ligar seu smartphone para ler e responder e-mails ou acessar redes sociais.
- Eventualmente, se não houver restrição, use seu smartphone apenas para fazer fotos caso haja uma apresentação no telão e você considere relevante registrar alguns slides para guardar.
- Leve bloco de anotações e caneta para anotar o que for mais importante. Sugestão: concentre-se em anotar as ideias principais sem se preocupar em transcrever frases completas.
- O bloco e a caneta servem também para você ir anotando todas as ideias e insights que tiver durante a apresentação.
- Seja pontual e evite chegar atrasado para não prejudicar o andamento da palestra ou workshop e também para não perder nenhuma informação passada pelo palestrante.
- Por fim, convide outros colegas para também participarem da palestra junto com você. É uma ação importante porque depois poderá haver uma troca de ideias e impressões sobre o que foi dito e isso torna a experiência ainda mais completa.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais. E não deixe de conhecer os serviços da HZ escritório virtual.
Nenhum comentário