18 outubro 2018 Startups em Santa Catarina: Como são as empresas inovadoras do estado
O movimento das startups já está consolidado em Santa Catarina. Mas uma pesquisa inédita do Sebrae reforça as características positivas do modelo e serve de inspiração para quem pretende transformar uma ideia em um negócio de sucesso.
Realizada pelo Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae/SC junto a 329 negócios mapeados pela plataforma StartupSC, a pesquisa revela que grande parte das startups em Santa Catarina prestam serviços de informação e TI. Do total, 75,16% atuam com software, enquanto 20,64% trabalham com serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação em geral. A pesquisa indicou ainda que 11,61% marcaram a opção hardware, associada a produtos, e 17,41% disseram prestar mais de um tipo de serviço.
Em relação ao tempo de empresa, 48,39% das participantes da pesquisa possuem entre dois e cinco anos de atividade, contrariando o indicador nacional do Sebrae que diz que 23,4% dos negócios fecham com menos de dois anos. Por outro lado, 36,45% têm menos de um ano de mercado, o que indica, na avaliação do Sebrae, que o ecossistema catarinense está em plena atividade, com novas startups surgindo.
Quem são os empreendedores das startups em Santa Catarina
Os dados da pesquisa foram coletados a partir de questionário online com 15 questões no período de 18 de julho a 1º de agosto de 2018 e também foi mapeado o perfil dos empreendedores que estão atuando nas startups. Na maioria dos casos, a estrutura é enxuta, formada apenas pelos fundadores, com perfis técnicos que criam e executam as soluções que oferecem. Das pessoas que responderam à pesquisa, 70,97% são os sócios da empresa.
O ambiente das startups ainda é bastante masculino, como indica o resultado da questão de gênero da pesquisa, em que 79,03% responderam ser homens. Já a idade média é de 34 anos com profissionais de alto nível de formação (79,03% com ensino superior, sendo a maioria, 33,87%, com pós-graduação).
Startups em ação
Os polos com maior concentração de startups em Santa Catarina ficam em Florianópolis, Blumenau e Joinville, estando entre as dez regiões do Brasil com maior faturamento médio no setor. Conforme a definição compartilhada pelo Sebrae, as startups são negócios que lançam uma ideia inovadora, atuam em condições de grande incerteza e buscam se estabelecer no mercado com um modelo de negócios repetível e escalável. A maioria desses negócios tem como base a tecnologia, mas para serve uma empresa ser considerada startup não precisa necessariamente desenvolver um produto ou serviço online.
Muitas startups optam pela estrutura de um escritório virtual ou coworking por causa do custo-benefício na comparação com a opção de alugar ou comprar e montar uma sede própria. Para ter mais agilidade nos processos burocráticas, empreendedores que estão à frente de startups podem também contratar serviço de endereço fiscal para o registro da empresa.
Deseja saber mais sobre abertura de Startups em Santa Catarina? Entre em contato com a HZ escritório virtual.
Nenhum comentário